SirJams
(usa Lubuntu)
Enviado em 25/07/2018 - 06:26h
Olá de novo caros confrades da comunidade:
Depois de duas ou três questões tipicamente de Newbie (porque o sou, de facto), em que amavelmente os membros da comunidade me ajudaram, deparei-me com aquela que foi até agora a mais complicada para os meus parcos conhecimentos de Linux.
Possuidor de uma máquina já ultrapassada em software e hardware, e depois de ouvir maravilhas de quem instalou o Lubuntu em máquinas semelhantes, fazendo-as rodar como um F1 (passe o exagero), decidi experimentar, até porque o monopólio do "janelas" nunca me agradou muito, até pelo meu carácter liberal...e um pouco libertino, confesso! :)
Assim, instalei a última versão disponível do Lubuntu, o 17, e o meu velho e ferrugento acer tornou-se num Alienware (perdoem mais uma vez o exagero)!
O facto é que, a partir daquele momento, não tive mais problemas com a capacidade de processamento, acabaram-se os freezes, e, imaginem só, conseguia realizar várias tarefas simultaneamente!!!! :)
Contudo, como o que é bom acaba sempre, foi noticiado o fim do suporte ao Lubuntu 17, com a nova versão LST do Lubuntu 18.
Como é lógico, o meu espírito de resistente e inconformado recusou de imediato tal mudança. Afinal, parecia que estava a ser obrigado a comprar um novo "janelas" por imposições financeiras do Sr Gates. Mas, matutando e dormindo sobre o assunto, cheguei à conclusão que nada tinha a ver. Primeiro, ia fazer upgrade de um sistema livre para um superior...e livre também! Depois, ficar sem as constantes actualizações de segurança disponibilizados pelo pessoal da Canonical e companhia, deixando o meu pobre portátil à mercê de inúmeros ataques, fez-me tomar a decisão final: Upgrade para o Lubuntu 18!!!
E aqui...começaram os problemas. Foram tantos que nem me vou dar ao trabalho de os relatar a todos, preferindo falar apenas por alto...
Primeiro, por motivos pessoais e de necessidade, queria fazer o upgrade via terminal. Assim, depois de experimentar inúmeros métodos espalhados pelos fóruns que todos conhecemos, vi a minha intenção sempre sabotada: ou faltavam libs, ou o terminal informava-me que já possuía o ultimo sistema disponível, ou pelo método tradicional de
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
sudo reboot
sudo apt-get install update-manager-core
e por ai adiante até chegar ao
sudo do-release-upgrade -d
em que invariavelmente me dava o seguinte erro:
-A verificar por uma nova versão do Ubuntu.
As atualizações para a versão de desenvolvimento são apenas
disponível através da última versão suportada.
Assim, experimentei uma por uma todas as opções que encontrei, inclusive as mais conhecidas, usando
sudo do-release-upgrade
mas nada me valeu! Até que, com uma dica do nosso confrade "clodoaldops", cheguei a uma página que, sem qualquer problema, realizou o upgrade do 17 para o 18, via terminal, sem erros de instalação, e, se dantes achava o meu pobre notebook um F1, agora assemelha-se a uma nave espacial!!! :) :) :)
Por isso, até porque esse, para mim, é o conceito de comunidade, como eu quando precisei de ajuda, quem sabia mais que eu ajudou-me passo a passo até eu ultrapassar todos os obstáculos, decidi escrever este tópico para ajudar aqueles que, como eu, poderão vir a ter problemas no upgrade do Lubuntu!
Para os interessados, ou necessitados, aqui fica o link da solução para o meu problema:
https://wiki.ubuntu.com/BionicBeaver/ReleaseNotes#Upgrading_from_Ubuntu_16.04_LTS_or_17.10
Para quem precisar, é o melhor que encontrei!
Mas, como sou leigo na matéria...ok...pronto...newbie...poderá haver mais práticos ou melhores, mas como para mim, o bom tratamento é o que resulta, aqui ficou a minha experiência que espero, possa ajudar outros como eu.
Um grande abraço a toda a comunidade,
SirJams