removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 18/02/2014 - 08:32h
Estou gostando muito de testar o OpenMandriva LX 2013 e visualizo nele recursos que deveriam estar presentes no Ubuntu e em outras distribuições. Como pode uma distribuição, o Ubuntu, dizer ser para leigos quando não possui ferramentas gráficas para gerenciar o computador?
Até agora não precisei digitar comandos em um terminal no OpenMandriva LX 2013, se estivesse recém instalado o Ubuntu eu estaria com uma tela preta fazendo um monte de ajustes que no OpenMandriva eu faço no "Configure o Seu Computador".
O tema do OpenMandriva é muito bonito, o menu do Grub é bem trabalhado, assim como o Plymouth e todo o restante (Ksplash e área de trabalho do KDE). Dá uma sensação agradável ao usar o sistema, e tudo está bem organizado.
Muitas configurações, que no Ubuntu só podem ser feitos pelo terminal, estão disponíveis no "Configure o seu computador", uma ferramenta gráfica que ajusta configurações do computador, serviços do sistema e outras funcionalidades. Muito bom!
Infelizmente os repositórios possuem poucos programas se comparados ao pacotes disponíveis no Ubuntu, e encontrei um problema ao instalar o Cinnamon que está nos repositórios mas mesmo assim dá erro de dependências.
De outro lado, o OpenMandriva já veio preparado para rodar filmes e músicas. O VLC Media Player está presente, o repositório me permitiu instalar o libdvdcss2 (para rodar DVD protegido) facilmente.
Vou continuar explorando este sistema... afinal de contas, após ter iniciado com o Suse no mundo Linux (quando o OpenSuse sequer existia) experimentei o Mandriva 2006 que me impressionou na época. Logo depois aderi a modas brasileiras, como o Kurumin e o Biglinux, depois entrei para o clube do Linux Mint e em seguida para o Ubuntu.
Pretendo fazer um artigo sobre o OpenMandriva.