tiago4171
(usa Arch Linux)
Enviado em 30/05/2017 - 22:13h
Edson o assunto é realmente empolgante, mas se formos continuar sugiro que criemos um outro tópico pra facilitar quem for pesquisar e cair aqui sem querer.
Respondendo, o que tu mostrou aí é converter o pacote para .tar.gz mas não é com todo pacote que funciona, porque dependendo do pacote você quebra a estrutura dele e então ele é "mau" instalado. Fiz isto no Slackware uma vez para nunca mais fazer
O que eu citei no tópico era usar o "dpkg" que está disponível no AUR e para algumas outras distros também. o apt-get é um automatizador(sei lá como diz) pro dpkg. Não entendeu? Vou tentar explicar melhor
Quando você instala o .deb do Google Chrome por exemplo, você instala pelo dpkg e depois procura as dependências com o apt-get install -f. Mas dá pra fazer a mesma coisa descompactando o pacote .deb com o ARK ou o Archive Roller, descompactadores comuns, e encontrar o arquivo control que está dentro de outro .tar.gz dentro do .deb. Lá ele mostra as depedências do programa citadas por quem empacotou o programa.
Uffa que confusão, se não entendeu leia denovo que dá pra entender
Daí tu me fala, poxa Tiago mas e se eu instalar o gedit pelo apt-get não faz sentido?
É a mesma coisa, a diferença é que o apt-get enxerga repositórios o dpkg não. Então se o Google Chrome estivesse nos repositórios era só dar um apt-get install google-chrome e pronto ele iria baixar e resolver as dependências.
O que eu não entendo é a estrutura do .rpm, tipo não tem como saber como o cara montou o pacote só tem os arquivos compactados. Então ACHO que deve ser mais difícil, porque as dependências tu vai descobrir usando e errando.
https://aur.archlinux.org/packages/dpkg