Zoma
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 14/03/2019 - 18:50h
Já usei por 4 meses em máquina real e mudei porque enjoei da interface e achei ela limitante no quesito customização, vale meu relato?
*Estabilidade
Não obtive nenhum problema em relação a estabilidade, muito pelo contrário, tive maiores problemas usando a versão oficial baseada no Debian que no Manjaro. O Manjaro que tem essa fama negativa de ser instável foi o que presenciei menos problemas. Um problema chato que tinha no DeepinOS era o screen tearing, mesmo com driver proprietário ativo. Algo que não foi problema no Manjaro Deepin mas obtive no Manjaro KDE tempos depois. Mesmo tendo pacotes mais atuais, não encontrei nenhum bug nesses 4 meses exceto na questão do blur que falarei mais abaixo.
*Rapidez
O Deepin é bem rápido em uma máquina com boas especificações técnicas, mas percebi que dentro do Manjaro ele era um pouco mais veloz em relação a versão oficial com Debian. Talvez possa ser pelo fato de ter menos coisa instalada, menos processos em segundo plano, ter um kernel e driver mais recentes.
Na página oficial do Deepin consta os requisitos mínimos:
CPU: Intel Pentium IV 2GHz or higher
Memory: more than 2G RAM, 4G or higher is recommended
Disk: more than 10 GB free disk space
Se quiser que o Deepin ou Manjaro Deepin fiquem um pouco mais rápidos, basta desativas os efeitos. Mas isso afetará na beleza da interface.
*Bugs
Não tive nenhum grande problema na época com a distro em si, a não ser o problema do fundo preto, que foi resolvido em 2 semanas. O problema se dava ao escolher um papel de parede que estava de fora dos oficiais, ao abrir o menu em modo amplo, simplesmente não criava o blur e ficava um fundo preto atrás.
*Pacotes
Em comparação com o Deepin, os pacotes no Manjaro são muito mais novos. Isso vale para todos os sabores do Manjaro, não apenas a versão com Deepin.
*Repositório
Este é um dos pontos positivos do Manjaro e Arch. Os repositórios são bem grandes e variados, principalmente o community. E se você não encontrar aquilo que precisa nos oficiais, pode ativar a AUR e encontrar. Nunca teve nada que precisei que não encontrei no Manjaro, exceto é claro, programas apenas disponíveis para Windows, mas isso valeria para todas as distros, não seria um problema do Manjaro.
Por padrão o Manjaro não vem com suporte a Snap, Flatpak ou Appimage. É puramente opcional o uso dos mesmos, já que o repositório é amplo, atualizado e somado ao AUR você terá acesso a tudo.
Atualmente não faço mais uso da versão com Deepin do Manjaro. Estou utilizando GNOME.