Danipru3
(usa Arch Linux)
Enviado em 07/12/2020 - 18:51h
leandropscardua escreveu:
Copie o sistema de arquivo de um hd p outro depois pegue o uid do disco novo e edite o arquivo /etc/fstab e /etc/grub.cfg
Rode grub-install. Acho que isso só funcionaria.
Então leandropscardua, eu tentei fazer isso no meu teste no vbox; não consegui
Pode ser por erro meu ou por falta de conhecimento
clodoaldops escreveu:
-mantenha linux antigo no hdd >> instale linux novo no ssd >> instale/configure todos programas necessarios no ssd >> remova linux antigo do hdd >> use hdd p/ salvar seus arquivos
-considero esse método um pouco mais trabalhoso mas vc não correrá risco de ficar s/ usar seu laptop
clodoaldops, acho que esse é o método mais seguro; sem contar que posso migrar pro btrfs citado abaixo pelo niquelnausea (e que me deixou curioso)
o que me segura é o fato de eu ter lido que o manjaro nao se da bem com dual boot (li mais de um relato sobre isso)... e aí seria a mesma coisa que apagar tudo caso haja perda do sistema original
niquelnausea escreveu:
para clonar da maneira que você descreve, o tamanho máximo do hd (partição incluindo espaço livre) deve ser igual ou menor que o tamanho total do ssd. o sistema e os aplicativos muito provavelmente ocupam menos espaço que isso, o problema seria a tua /home, e como ela não esta em uma partição separada, teria que preparar os arquivos no hd antes seja eliminando os desnecessários e fazendo backup dos maiores. agora se teu disco é de 1tb mas o espaço ocupado é menor que 240gb, basta redimensionar o espaço livre deixando a(s) partições ocupando um espaço menor que o tamanho do ssd e clonar seja com o dd ou outro método.
sobre a cópia do sistema, uma solução simples é usar uma imagem live do gparted, seria necessário apenas corrigir algum eventual problema no fstab e grub, já que clonando o sistema acredito que até o uuid será copiado (não tenho certeza) e apenas o grub terá que ser reconfigurado para apontar para as partições corretas. a swap e /home no hd são mais fáceis de se resolver após o sistema estar rodando a partir do ssd.
a vantagem de fazer uma nova instalação seria a possibilidade de usar um sistema de arquivos mais moderno como o btrfs com compactação e sistema de restauração por snapshot, em ssd isso traz um ganho de desempenho interessante.
A partição onde está o / atualmente, tem 50 GB e o ssd, 240 GB; dá tranquilo ja que quero migrar apenas o / para o ssd
A home ficaria no hd
Como citei acima, me deixou curioso o btrfs
leandropscardua escreveu:
Seria melhor ter uma instalação fresca do que tentar transplantar uma instalação pq depois vc vai ter de configurar seu sistema para ssd na mão o que pode demorar ainda mais tempo. Melhor deixar o s.o fazer esse trabalho.
Outra coisa é que, se não me engano a tabela de partição tem de estar em gpt. Como vc mencionou q seu micro n tem uefi talvez não funcione.
Sim, seria
Mas os acessos da empresa ja estao configurados aqui e isso que está me segurando mais
pinduvoz escreveu:
Quando comprei um SSD pro meu notebook clonei Windows e Debian para ele sem problemas usando o comando "dd". Não tive problemas, mas demorou para burro.
O que fiz antes de clonar foi reduzir ao máximo minha partição do windows (usei o gerenciador de disco do próprio Windows). A do Linux não reduzi porque era de apenas 50 GB, mas poderia faze-lo pelo Gparted se fosse necessário.
Se achar o "dd" complicado, você pode tentar usar o clonezilla, que faz a clonagem com mais facilidade.
Link para clonezilla:
https://clonezilla.org/
pinduvoz, eu tentei com o clonezilla, dd, gparted, ghost, acronis... tentei tambem o timeshift (pra depois restaurar o snapshot no ssd)...
não consegui fazer o boot do sistema clonado funcionar
troquei o UUID no fstab; mas nao consegui saber direito onde trocar no boot.cfg
rodei update-grub, grub-install...
eu até achei essa dica aí que voce citou e nao funcionou pra mim
não encontra o disco de boot após o transplante