meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 05/05/2010 - 13:11h
Com absoluta certeza você pode instalar os dois sistemas e conviver com os dois ao mesmo tempo aproveitando para ir aprendendo sobre o Linux com o uso.
As distribuições (distros) Linux usam um programa gerenciador de boot que permite a você escolher qual dos dois sistemas vai usar a cada boot.
Primeiro você vai precisar re-particionar o seu HD para dar espaço para a instalação do XP.
Para isto, de dentro do Linux que você tem instalado, use algum dos aplicativos de particionamento como por exemplo o Gparted ou o Qparted. Crie uma partição primária com algo em torno de 20Gb para o seu XP. Crie outra partição que poderá ser tanto primária como estendida para salvar os dados do XP em separado.
Depois disto é instalar o XP na partição primária criada. Você vai precisar re-instalar o Gerenciador de boot do Linux no MBR (Master Boot Record) do seu HD, depois que fizer a instalação do XP porque os windows sobre-escrevem o MBR para ficar com o comando do sistema. Uma vez re-instalado o Gerenciador você terá acesso aos dois sistema, na partida do seu computador.
Procure ler mais a respeito destas operações, antes de partir para a instalação do XP.
http://www.vivaolinux.com.br/linux/
Outro ponto importante será pesquisar pelos drivers do XP que você vai precisar para ativar todo os itens do seu hardware. Se não tiver nenhuma mídia de recuperação fornecida pelo fabricante do seu Notebook (NoBo), onde deveriam estar estes drivers, você vai precisar pesquisar e baixar os mesmos. Já adianto que provavelmente você vai encontrar dificuldades pois os drivers fornecidos ultimamente são apenas para as versões mais novas como Vista e 7.
Outra Dica muito importante:
Não desinstale a versão original do Linux que veio com o seu NoBo, pois deve estar personalizada para ativar todos os itens do seu hardware.
Procure mante-la a todo o custo.
Ao instalar de zero alguma outra distro você vai precisar algum conhecimento e prática com o Linux pra botar tudo pra rodar direitinho novamente, da mesma forma que a distro que veio instalada de fábrica.