
FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 05/02/2017 - 11:10h
Bom dia
Fiz umas atualizações no SklPorcent, e agora ele está muito mais saudável. Ao invés de, quando rodando como root, permitir que se mude parâmetros que talvez nem existissem no processador, ele agora tem 4 etapas de checagem.
A primeira checa a frequência máxima, a frequência atual e a política do núcleo 0. A segunda checa a frequência atual dos núcleos 1, 2 e 3. A terceira é a essencial, ela checa os parâmetros do intel_pstate, que é o que faz o SklPorcent funcionar. A quarta checa a temperatura, usando a thermal_zone0 caso não seja encontrada a temperatura do processador em si.
Mesmo quando rodando como root, a edição de dados só será permitida se a terceira etapa (checagem do intel_pstate) for feita e retornar valor verdadeiro, além de checar se o programa tem as permissões necessárias.
Como eu tinha o notebook de 2003 que utiliza uma forma diferente de controle, eu tinha como ver como poderia dar errado. Mesmo com uma tecnologia diferente, foi possível ler os dados do núcleo 0 (ele é single core) e a temperatura da thermal_zone0 (não tem uma do processador em si). Não dá para trocar a frequência, mas ainda assim provê informações úteis.
Caso alguém esteja receoso, para ler dados não é necessário ser root, apenas para alterar dados é necessário. Além disso, o código fonte está no GitHub. Ainda preciso ver que licença vou utilizar, isso está sendo complicado.
Se alguém o utilizou, poderia dar retorno para dizer se gostou, se deu problema, ou alguma outra informação?
Obrigado.