Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 16/08/2010 - 14:35h
Se não houver arranhões fundos, pode-se simplesmente lavar a mídia com um detergente (lava-louças) previamente enfraquecido, esfregando levemente com a palma da mão no sentido centro-periferia-centro, enxaguando e enxugando por contato em um lenço (ou toalha) de papel sem esfregar.
Se não der certo, o jeito é usar a pasta de dente aplicada com um algodão (sempre no sentido centro-periferia-centro), dando polimento com outro algodão sempre limpo.
Se usar pasta de polir, tem de ser aquela mais fina, ou então (preferencialmente) usar "pedra de polir CD" (a máquina, com disco de pano).
Observação: Nunca usa flanela para dar polimento, porque flanela agrava os riscos. Se for o caso, é preferível usar saco alvejado (aqueles de farinha de trigo que também são usados para pano de cháo), pois é mais macio.
(O "pano de chão" propriamente dito é áspero que nem uma esponja de aço, e evidentemente não deve ser usado).
Um arranhão mais forte que seja paralelo às bordas da mídia fica quase impossível de recuperar.
E não se deve forçar a mídia, ou esfregar demais a ponto de criar valas ou rampas na parte transparente, pois isso desviaria o laser e tornaria totalmente impossível a leitura.
Não existem programas para "remover" arranhões - nem para Windows nem para Linux. O que existem são programas que insistem em ler o mesmo trecho várias vezes e contam com a chance de com isso obter uma leitura razoável.
A tendência contudo é que o feixe do laser aqueça demasiadamente a mídia, podendo ocorrer algum empeno.