caiquecco
(usa Ubuntu)
Enviado em 09/04/2018 - 14:38h
Boa tarde Amigos,
clodoaldops, muito obrigado pelo direcionamento, pesquisei um pouco sobre o driver proprietário da placa de vídeo dedidaca. Infelizmente parece que o driver das placas AMD não tem um suporte muito bom para Linux.
Na release note do driver proprietário(v16.40), minha placa era suportada compatível com o Ubuntu 16.04(LTS):
https://support.amd.com/en-us/kb-articles/Pages/AMD-Radeon-GPU-PRO-Linux-Beta-Driver%E2%80%93Release...
Já na release note do driver proprietário(v17.04), minha placa não aparece mais nos produtos compatíveis:
https://support.amd.com/en-us/kb-articles/Pages/AMDGPU-PRO-Driver-for-Linux-Release-Notes.aspx
Não havia chances de dar certo pois minha máquina está com Ubuntu 17.10 em uma versão do kernel bem superior à suportada, porém mesmo assim segui o tutorial de instalação do driver para ver no que ia dar. Sem sucesso. Na reinicialização do sistema fica tentando reconhecer o vídeo e não encontra. Após desinstalar o driver pelo modo de recuperação o sistema voltou a iniciar normalmente.
Pelo visto o jeito é aguardar o Ubuntu 18.04 LTS e ver se a AMD vai ter a boa vontade de lançar uma versão do driver que é compatível com a minha placa e com o sistema.
Uma grande dúvida que ficou é: Se o driver da placa dedicada não está instalado o sistema está utilizando o chipset integrado Intel. Portanto as aplicações de gravação de desktop não deveriam utilizar esse chipset?
NULL_, desculpe a ignorância, sou novo no mundo Linux, ainda não sei o que seria Wayland ou Xorg. Como faço para verificar qual dos dois o sistema está utilizando?