wguedes
(usa Ubuntu)
Enviado em 16/08/2011 - 20:11h
Caros Linuxeres
Depois de um certo tempo, é com grande satisfação que venho dar-lhes uma satisfação.
Consegui instalar o famigerado US (Ubuntu Studio). É incrível como as instruções dos mais diversos sites que recomendam o sistema pipocam na hora da instalação. É um tal de fazer download, gravar no CD que não comporta todo o arquivo e tem que ser no DVD, depois de feita a instalação, dá zebra, é uma "coisa de loco", como diria o velho e Gordo Jô.
Bem, não me lemnbro bem como, mas ou alguém me deu a dica, ou descobri, nas minhas andanças pelo ciber espaço, um artigo (adivinha onde?) no VOL, de autoria de Roberto Lucas que faz da instalação do Ubuntu Stúdio uma maravilha. Não tem erro, ou melhor, tem um erro por conta da mudança de nome de um pacote, mas o próprio sistema, ao recusar a instalação do pacote com o nome errado, sugere o nome correto.
Repeti o comando ao final, só para aquele pacote, atribuindo-lhe o nome sugerido pelo sistema, e pronto!
O sujeito tá rodando que é um doce. Já tô até traduzindo o manual do Ardour que é em Inglês, já que não encontrei um em Português. Assim que terminar, aviso a vocês. Isto rimou? Se alguém conhecer algum em Português, por favor, avise-me (wguedesg@yahoo.com.br).
Segue abaixo, a réplica do artigo do Roberto Lucas, a quem agradeço imensamente o favorecimento que me proporcionou. A réplica vai sem a correção do nome do tal pacote. É que não me lembro mais, mas vai com fé que o sistema informa.
O Sr. Roberto Lucas dá duas sugestões de instlação. Simpatizei mais com esta que lhes envio abaixo. Se quiserem conferir o endereço é:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ubuntu-Studio-10.04-conheca-e-instale.
Instalação via atualização apt-get, Synaptic.
É bem simples. Primeiramente instale o Ubuntu, depois, é só seguir os passos abaixo (baixar o ubuntu 11.04 é mole; grava no dvd, muda o setup para boot pelo CD, insere o DVD com o Ubuntu baixado e senta a ripa.):
Libere os repositórios do Synaptic para obter atualizações mais recentes e uma diversidade maior de pacotes à disposição.
Abra Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.
Uma vez aí, abra Configuração > Repositórios
Na aba “Programas do Ubuntu” deixe as 4 primeiras caixas marcadas;
Vá para a aba “Outro Software” e marque a opção Partner;
Vá para a aba Atualizações e marque todas as caixas da opção “Atualizações do Ubuntu”;
Para acesso aos pacotes não é necessário marcar todos estes processos, mas é uma boa pedida pra quem quer ter o sistema sempre atualizado.
Clicque no botão “Fechar” para sair da janela;
Clique no botão “Fechar” novamente para sair do Synaptic.
Agora é melhor usar o terminal; reduz a possibilidade de erro.
Abra o terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite:
$ sudo apt-get update
Espere o processo ser realizado, após isto digite:
$ sudo apt-get upgrade
Se tiver algum pacote a ser atualizado digite "S" para prosseguir com o processo.
Espere até que sejam baixados e instalados. O tempo que isto vai levar vai depender de quando foi a ultima atualização do sistema.
Agora a instalação definitiva do Ubuntu Studio, baixando os pacotes de programas, temas, screensavers, wallpapers e tudo o mais disponível nos repositórios.
Pode-se fazer a instalação em um único comando ($ sudo apt-get install ubuntustudio-*), mas como são mais de 400 megas não é aconselhável tal procedimento.
Instalação primária:
Digite, numa única linha, com espaço entre os nomes dos pacotes (exemplo: $ sudo apt-get install ubuntustudio-artwork ubuntustudio-controls) o comando abaixo:
$ sudo apt-get install ubuntustudio-artwork
ubuntustudio-controls
ubuntustudio-default-settings
ubuntustudio-desktop
ubuntustudio-font-meta
ubuntustudio-gdm-theme
ubuntustudio-icon-theme
ubuntustudio-look
ubuntustudio-menu
ubuntustudio-plymouth-theme
ubuntustudio-screensaver
ubuntustudio-sounds
ubuntustudio-theme
ubuntustudio-wallpapers
Tudo isto é digitado numa única linha, mas se quiser pode ser feito um-por-um, iniciando sempre por
$ sudo apt-get install
E na segunda etapa digite, numa única linha, com espaço entre os nomes dos pacotes (exemplo: $ sudo apt-get install ubuntustudio-audio ubuntustudio-audio-plugins) o comando abaixo:
$ sudo apt-get install ubuntustudio-audio
ubuntustudio-audio-plugins
ubuntustudio-graphics
ubuntustudio-sounds
ubuntustudio-video
Esta segunda parte é um pouco demorada devido a quantidade de programas grandes que é composto cada pacote mencionado.
Reinicie o sistema e curta as diferenças, tanto em relação as telas, aos temas, sons e tudo mais referentes ao sistema. Assim que inicia podemos ver as telas remetendo ao Ubuntu Studio, logo vemos no menu aplicativos a grande gama de novos programas, agora é só desfrutar de todo o potencial que o sistema tem a oferecer.
A propósito, o pacote que estava com o nome errado acho que era ubuntustudio-plymouth-theme que passou a ser plymouth-theme-ubuntustudio, mas não esquenta, como já disse, o sistema avisa.
Tô torcendo por vocês, pois o US parece muito bom. Ainda não o estou usando plenamente porque não conheços os programas que possui, mas isto passa rápido.
Quero mais uma vez agradecer ao Eler Marco, ao Pinduvoz, ao Chapéu e a outros que tanto me ajudaram, mas que de tantos que são, de muitos já não lembro os nomes.
Abraço!
WGuedes