Aqui aonde eu trabalho eu utilizo um MariaDB para organizar "planilhas", eu uso como se fosse uma planilha, porque fica mais para emitir relatórios para meus superiores.
Hoje ja faz parte da minha rotina diária fazer o Backup, compactar com o 7z e (até aqui em linha de comando) depois copiar para o servidor da empresa com o Filezilla. NOTA: O MariaDB fica em uma maquina virtual na minha maquina.
A minha ideia seria colocar algo como uma rotina automática. Eu faço isso todos os dias:
# cd /home/debian
# mariabackup --backup --target-dir /home/debian/mariabkp -u root
# cd mariabkp/
# 7z a mariabkp-2021-11-19.7z *
# mv mariabkp-2021-11-19.7z ..
# cd ..
# rm -r mariabkp
# mv mariabkp-2021-11-19.7z arquivos/
(Claro todos os dias eu altero o dia do arquivo mariabkp-2021...)
E desta pasta arquivos eu copio com o Filezilla para o servidor da empresa que tem backup automático espelhado.