albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 10/07/2013 - 17:36h
1)Qual versão de Linux é melhor: Mint ou Big, inclusive vi num site que o Big foi descontinuado, é verdade?
Sim é , o Mint é mais novo e é o linux mais fácil. Se quiser algo parecido com o Big, tente o Metamorphose. Quanto mais novo um Linux, melhor ele é, e linux atualiza muito,um linux de um ano é velho.
2)Qual a maneira correta de formatar o Linux com o home separado( pois vi várias explicações que só confudiram).
Tem vários jeitos, todos corretos, depende do que quer, porisso fica confuso. Eu uso assim: vc tem win7, ele ocupa 2 partições. Diminua seu windows, para caber o linux. Tem duas partições, uma está escrito system reserved e a outra é um NTFS, são do win, não mexa nelas.
No espaço vazio, crie uma (****) swap pequena, 1 a 2 giga, e crie uma partição extended, e dentro dela, faça uma Raiz e uma /home, totalizam 4 partições, é o máximo.
grave o linux na Raiz e o /home, o instalador linux faz.
3) Se eu deixar meu pc em dual boot,e quiser excluir o Windows depois, preciso formatar do zero? Ou consigo redimensionar depois e unir a partição que o Windows está instalado com o home?
UNIR não dá, Windows é NTFS e a /home (boa,pq ruim, veja abaixo) é formato linux...
RUIM, tem gente que faz a /home em NTFS, funcionará em win e linux, mas menos bem,
se quiser assim, faça essa /home no lugar da swap (veja acima, ****) e faça a swap e a raiz, dentro da extended.
quando tirar o win, precisa fazer backup dos seus arquivos, depois deletar a partição win, aumentar a Raiz e a /home e regravar o grub. Geralmente é mais fácil reformatar tudo e instalar SEMPRE PRIMEIRO O WIN E DEPOIS O LINUX, ou só o linux, se preferir.
4)Detalhe: No método de formatação em que cria o boot separado na primeira partição, dá erro de inicialização.
Partição de boot separada, /boot não compensa, só tem vantagem em servidores e mesmo assim, para usuários avançados. Do mesmo modo, evite LVM, é muito instável e dificil de consertar.
e estiver, como BOOT, se referindo ao GRUB, gerenciador de Boot, ele NÂO DEVE colocado em NENHUMA PARTIÇÂO LINUX, PRECISA FAZE-LO NA MBR DO DISCO DE BOOT DO WINDOWS.
5) Após serem feitas as partições, sempre tem aquela pergunta: seleciona a partição em que deseja carregar
os arquivos de inicialização. Aí tem as opções de instalar no hd inteiro, na partição raíz ou na partição home.
Depende do que chama os arquivos de inicialização se for o GRUB, tem que gravar NA MBR DO DISCO HD, não na Raiz e nem na /home.
que eu saiba, linux tb não coloca Grub no "disco inteiro", e sim coloca o LINUX (Raiz) no "disco inteiro"! cuidado pq essa opção, não use, pq tira seu windows todo!
A Swap é mesmo necessária? Meu PC tem 6 giga de memória e 1 TB de hd.
Acima de 4 giga, não é tão necessária, mas eu uso, mesmo com 8 giga num micro e 16 giga no outro. Swap pode ser pequena 1 ou 2 giga, menos da metade de um DVD.
com um terabyte, consegue fazer tudo, boot do windows, windows, raiz,/home, swap e até partição NTFS de backup. eu tenho menos de 1 tera em casa e tenho windows e u linux diferentes!
Detalhes técnicos:Placa APMCP68.
Essa placa é uma socket para AMD da PCWare, com NVIDIA onboard. Essa placa aceita Linux.
Peço ajuda, pois odeio o Windows, mas estou ficando sem opção.
Depende, se planeja jogar, mantenha windows tb.