hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 16/02/2018 - 20:55h
Não pensemos por um segundo que o fim do Flash seja algo ruim. Na prática, essa tecnologia de quinta categoria já está nas últimas. Até que demorou pra isso acontecer, diante de todos os problemas de segurança que apresentou ao longo da sua trajetória.
Para aqueles que já não se arriscavam com o uso do Flash, nada vai mudar. Para os que ainda usam, aconselho largar isso de vez, ainda mais considerando que nos últimos 8 anos, aproximadamente, o padrão HTML5 vem tomando o lugar do Flash e dos Java Applets no domínio das aplicações Web.
A propósito, sobre a compatibilidade, é importante lembrar que HTML5 não é uma tecnologia em si, mas sim um padrão ao qual os navegadores Web devem aderir. Navegadores que aderem a este padrão dispõem de recursos como uma semântica mais refinada, computação gráfica (Canvas e WebGL), recursos para manipulação de SVG (com frequência usados em gráficos), novas opções de storage, entre outras coisas.
Se quiser saber quais recursos de HTML5 o seu navegador oferece, acesse o site:
http://html5test.com
Em tese, qualquer aplicação HTML5 deve ser compatível com qualquer navegador que também seja aderente ao padrão. Mesmo assim, algumas dessas aplicações preferem oferecer suporte somente a alguns navegadores (os mais populares). Se você usa um navegador mais "exótico", tem sempre a opção de mudar a propriedade do seu user agent (como seu navegador se identifica perante os servidores Web) pra fingir que está usando algum navegador suportado. Apenas lembre-se que se algo não funcionar pode ser por alguma funcionalidade do padrão HTML5 não implementada no navegador.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira