Cooler não liga no linux, só no windows [RESOLVIDO]

1. Cooler não liga no linux, só no windows [RESOLVIDO]

Elias Alves
eliasjsalves

(usa Fedora)

Enviado em 04/03/2010 - 11:43h

pessoal to com um problema chato aqui...

tenho o windows seven e o fedora 12 instalados no meu nb. quando eu inicio o windows, o cooler funciona normalmente, mas quando to no linux, ele não liga. quando eu digito sensors aparece isso (ja fiz o sensors-detect):

acpitz-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1: +40.0°C (crit = +110.0°C)

coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Core 0: +62.0°C (high = +85.0°C, crit = +85.0°C)

coretemp-isa-0001
Adapter: ISA adapter
Core 1: +63.0°C (high = +85.0°C, crit = +85.0°C)


gostaria de saber se eu mudar o valor "high" pra menos, tipo 55%, o cooler ira ligar. e como faz pra editar esse valor? ja procurei e não achei.


  


2. Re: Cooler não liga no linux, só no windows [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 06/03/2010 - 00:03h

O cooler só vai funcionar quando for necessário. No windows 7 o sistema fica operando muito mais tempo no regime de capacidade máxima e portanto aquece mais. No Linux a coisa é mais frouxa e o sistema não exige tanto do hardware. No caso da sua configuração atual estão como você vê as duas temperaturas iguais, a máxima (high) e a critica no mesmo nível. Ao chegar ao nível alto (high) o cooler deveria partir e ao chegar ao nível crítico, o PC deveria ser desligado para evitar danos aos componentes críticos. Procure pelos parâmetros de configuração e altere a temperatura para gatilhar o cooler.
Normalmente os itens passíveis de configuração estão naqueles aplicativos de monitoramento ou de politica de performance.


3. Re: Cooler não liga no linux, só no windows [RESOLVIDO]

Elias Alves
eliasjsalves

(usa Fedora)

Enviado em 08/03/2010 - 10:22h

obrigado pela resposta Meinhardt,

o problema é que não consegui encontrar onde se muda esses parametros.
em /sys/devices/platform/coretemp.0/ tem os seguintes arquivos e pastas:

driver/ name temp1_crit temp1_label
hwmon/ power/ temp1_crit_alarm temp1_max
modalias subsystem/ temp1_input uevent

mas todos são somente-leitura. mesmo editando "a força" no vim eles não se alteram.
tenho a suspeita de q esses arquivos sejam usados pelo lm_sensors.
será q são esses arquivos ou não?


4. Re: Cooler não liga no linux, só no windows [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 08/03/2010 - 11:51h

Ainda não topei com nenhum Notebook (NoBo) em que os aplicativos de sensores funcionassem bem. Já tentei instalar várias vezes mesmo em distros distintas porém não tive muita sorte. Por esta razão não posso te dizer especificamente em que arquivo de configuração haveria que alterar os níveis de gatilho do cooler.

Há algum tempo atrás saiu uma estória de que o Ubuntu (Hardy senão me engano) e obviamente suas distros derivadas forçava o regime de uso de pcs podendo provocar falha prematura. A confirmação deste fato segundo os autores era o uso excessivo do HD e do cooler tanto que o PC ficaria inclusive com um ruido diferente. Pesquisei bastante sobre o assunto mas não encontrei nada que confirmasse ou mesmo relatos deste tipo de falha. Era puro factóide pra gerar melhora de reputação ou pontuação em fóruns acredito eu. Sei que não é o seu caso pois pelo perfil, parece que você usa o Fedora que é de outra base.

Já vou pelo 8º ou 9º NoBo e nunca consegui "queimar" nenhum chip (ainda bem!!). Vários outros itens do hardware deram os doces antes obrigando a reparação ou abandono de alguns deles, porém processadores, nunca. Um HD de NoBo até já foi, além de modems, placas de rede, display LCD, dobradiças de display, etc. Em Desktops, até teria maiores preocupações principalmente naqueles PCs sem "grife" ou montados em casa, em que a gente futrica um montão e mesmo sai fora do "envelope" inadvertida ou propositalmente como nos casos de over-clock.
Em NoBos, não teria estas mesmas preocupações (talvez apenas em algum caso de máquina montada a partir de kit bare-bone) porque os fabricantes até para evitar dores de cabeça e reposições em garantia devem ter os parâmetros de operação do hardware perfeitamente definidos e devidamente "travados", independentemente de qual sistema operacional seja usado ou aplicativo instalado posteriormente para definir os ditos parâmetros. Por curiosidade ou estética da área de trabalho, até vale a pena testar os aplicativos de monitoramento e eventualmente tentar alterar alguma coisa, porém não me preocuparia com isto.

De qualquer maneira, pelos arquivos em que você já andou pesquisando, você está no caminho certo. Vai precisar ler com atenção linha por linha nos arquivos de configuração para encontrar os parâmetros a alterar. Particularmente entretanto acredito que os pontos críticos de gatilho estejam perfeitamente definidos no setup da BIOS e nos parâmetros de operação da placa-mãe (MoBo), que não são tão fáceis assim de localizar e manipular.

Pra não alongar mais este post, apenas mais um exemplo. Há umas duas semanas atrás, precisei limpar o cooler e principalmente as aletas do radiador do mesmo em um Desktop com P4 que estava fazendo um ruído tremendo. Precisei remover o cooler que era original da Intel pois a sujeira estava tão impregnada que não era possível limpar no lugar. Na remontagem, um dos 4 engates do cooler na MoBo, não ficou bem acoplado no encaixe da placa.

Com apenas 3 dos 4 engates devidamente posicionados e apenas um sem a necessária pressão, o contato físico entre o processador e o radiador do cooler não era o ideal e a temperatura mesmo já na partida (era possível ver isto no POST) estava além dos limites de segurança. O PC ficava travado. Não seguia adiante no boot, nem tampouco a temperatura aumentava por deixar mais tempo funcionando. Se não me engano, a temperatura era de 88ºC. Claro está que se houvesse ligado o PC totalmente sem o cooler, ia fritar na hora, sem remédio, prém estando meia-boca isto fatalmente iria ocorrer posteriormente durante algum momento na operação normal do PC. Por esta razão acredito que os parâmetros de operação dos gatilhos de refrigeração são definidos na BIOS, o resto é pura figuração.


5. Re: Cooler não liga no linux, só no windows [RESOLVIDO]

Elias Alves
eliasjsalves

(usa Fedora)

Enviado em 10/03/2010 - 09:53h

Obrigado pela atenção Meinhardt.

Cara, descobri uma forma de fazer ele ligar, mas é inviável e no mínino estranha:
Se eu ligar o nb direto no fedora, dá pra usar normalmente até ele esquentar (e nada do cooler ligar), aí depois de certo tempo, quando a temperatura atinge cerca de 65º, eu reinicio e entro no windows, aí o cooler liga normalmente.
Quando a temperatura volta pra uns 45º, eu reinicio e entro no fedora, aí o cooler continua ligado, constantemente e em baixa velocidade. Dessa forma ele não esquenta, mas não faz sentido fazer isso toda vez.
Numa comunidade tão grande quanto a do linux, acho estranho que esse problema seja tão frequente.
Tentei procurar por configurações assim na BIOS mas não há absolutamente nada, nem informações dos sensores, nem de ACPI, enfim, quase que há somente configurações de boot. Essa BIOS do meu pc é com certeza a mais incompleta que eu ja vi até hoje.
Creio que isso pode ser também uma questão de compatibilidade de hardware, pois tenho amigos com o mesmo s.o. e no deles funciona normalmente.
Vou continuar pesquisando...
Ah, e o meu nb é um acer 5720-6738.


6. Re: Cooler não liga no linux, só no windows [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 10/03/2010 - 16:18h


Não lembro entre todos os NoBos que tive ou já usei de haver encontrado algum com configurações de BIOS e Setup nem ao menos próxima daqueles que se tem acesso em Desktops.
Normalmente são muito "capadas", com certeza pra evitar que curiosos ou preocupados como nós fique futricando muito. Alguns até tem mais itens passíveis de ajuste porém em geral muito pouco.
Na linha Acer, naqueles NoBos que vem de fábrica com algum windows instalado, tem aplicativos que até permitem brincar mais com as configurações da BIOS. Com um Travelmate 2303-LCi cheguei a brincar com overclock, porém com muitas limitações. Neste 5570z que comprei propositalmente apenas com uma versão muuuuito simplificada do Linpus Linux (literalmente "Limpus" em vez de Linpus) não veio nada, veio "Limpus". Cheguei até a baixar e testar algumas versões da distro oficial de fábrica em versões mais novas mas foi uma decepção total. Rendeu até uma dica sobre o assunto, tal foi a decepção. Cheguei a ter que garimpar direto no site Chines pra descobrir onde baixar e como tentar instalar. Não tinha nem "read-me" em Ingles.

Também vou ficar com as barbas de molho observando o comportamento do cooler, com base no seu relato. Acho até que vou tentar uma limpeza externa das janelas de entrada e saída de ar do cooler, com aspirador de pó, porque com mais de um ano de uso a acumulação é de se esperar e até visualmente já dá pra notar algo.

Não tenho notado nenhum funcionamento irregular, pelo contrário, no caso deste meu NoBo, depois de algum tempo de uso o cooler funciona em marcha-lenta e desliga quando o mesmo fica parado por algum tempo.

Talvez em fim isto tenha algo que ver com as distros que uso que são o Debian 5 Lenny (2.6.26), o sidux (kernel 2.6.33) e o PCLinuxOS (2.6.27). Também vou tratar de pesquisar sobre o assunto e qualquer novidade posto por aqui.


7. Re: Cooler não liga no linux, só no windows [RESOLVIDO]

Elias Alves
eliasjsalves

(usa Fedora)

Enviado em 11/03/2010 - 14:59h

Então, depois de muita pesquisa e muita dor de cabeça... consegui resolver o problema.
A solução? Formatei e instalei o fedora 11! =/
Pelo que sei ainda tem muitos drivers do fedora 12 que ainda não foram escritos. Provavelmente os meus estão na lista hehehe.
Agora ta funcionando belezinha.
Mas vou ficar de olho também, quem sabe daqui uns tempos eu volto a instalar o bendito (ou quem sabe até la ja tenha o 13).

Valeu Meinhardt.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts