meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 08/03/2010 - 11:51h
Ainda não topei com nenhum Notebook (NoBo) em que os aplicativos de sensores funcionassem bem. Já tentei instalar várias vezes mesmo em distros distintas porém não tive muita sorte. Por esta razão não posso te dizer especificamente em que arquivo de configuração haveria que alterar os níveis de gatilho do cooler.
Há algum tempo atrás saiu uma estória de que o Ubuntu (Hardy senão me engano) e obviamente suas distros derivadas forçava o regime de uso de pcs podendo provocar falha prematura. A confirmação deste fato segundo os autores era o uso excessivo do HD e do cooler tanto que o PC ficaria inclusive com um ruido diferente. Pesquisei bastante sobre o assunto mas não encontrei nada que confirmasse ou mesmo relatos deste tipo de falha. Era puro factóide pra gerar melhora de reputação ou pontuação em fóruns acredito eu. Sei que não é o seu caso pois pelo perfil, parece que você usa o Fedora que é de outra base.
Já vou pelo 8º ou 9º NoBo e nunca consegui "queimar" nenhum chip (ainda bem!!). Vários outros itens do hardware deram os doces antes obrigando a reparação ou abandono de alguns deles, porém processadores, nunca. Um HD de NoBo até já foi, além de modems, placas de rede, display LCD, dobradiças de display, etc. Em Desktops, até teria maiores preocupações principalmente naqueles PCs sem "grife" ou montados em casa, em que a gente futrica um montão e mesmo sai fora do "envelope" inadvertida ou propositalmente como nos casos de over-clock.
Em NoBos, não teria estas mesmas preocupações (talvez apenas em algum caso de máquina montada a partir de kit bare-bone) porque os fabricantes até para evitar dores de cabeça e reposições em garantia devem ter os parâmetros de operação do hardware perfeitamente definidos e devidamente "travados", independentemente de qual sistema operacional seja usado ou aplicativo instalado posteriormente para definir os ditos parâmetros. Por curiosidade ou estética da área de trabalho, até vale a pena testar os aplicativos de monitoramento e eventualmente tentar alterar alguma coisa, porém não me preocuparia com isto.
De qualquer maneira, pelos arquivos em que você já andou pesquisando, você está no caminho certo. Vai precisar ler com atenção linha por linha nos arquivos de configuração para encontrar os parâmetros a alterar. Particularmente entretanto acredito que os pontos críticos de gatilho estejam perfeitamente definidos no setup da BIOS e nos parâmetros de operação da placa-mãe (MoBo), que não são tão fáceis assim de localizar e manipular.
Pra não alongar mais este post, apenas mais um exemplo. Há umas duas semanas atrás, precisei limpar o cooler e principalmente as aletas do radiador do mesmo em um Desktop com P4 que estava fazendo um ruído tremendo. Precisei remover o cooler que era original da Intel pois a sujeira estava tão impregnada que não era possível limpar no lugar. Na remontagem, um dos 4 engates do cooler na MoBo, não ficou bem acoplado no encaixe da placa.
Com apenas 3 dos 4 engates devidamente posicionados e apenas um sem a necessária pressão, o contato físico entre o processador e o radiador do cooler não era o ideal e a temperatura mesmo já na partida (era possível ver isto no POST) estava além dos limites de segurança. O PC ficava travado. Não seguia adiante no boot, nem tampouco a temperatura aumentava por deixar mais tempo funcionando. Se não me engano, a temperatura era de 88ºC. Claro está que se houvesse ligado o PC totalmente sem o cooler, ia fritar na hora, sem remédio, prém estando meia-boca isto fatalmente iria ocorrer posteriormente durante algum momento na operação normal do PC. Por esta razão acredito que os parâmetros de operação dos gatilhos de refrigeração são definidos na BIOS, o resto é pura figuração.