meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 28/10/2009 - 14:34h
Durante o processo de instalação de distros Linux, o kernel faz o reconhecimento do seu hardware e ocorre uma compilação do mesmo para permitir a operação mais adequada do conjunto kernel com o seu hardware.
Ao trocar o processador do se NoBo, você alterou um item crítico desta equação. Embora o mesmo funcione, a tendência é travar pois processador e kernel já não estão "falando a mesma língua".
A solução seria fazer uma re-compilação do kernel, para que ele passe novamente a reconhecer adequadamente seu hardware, particularmente o seu processador e poder tirar "todo o suco" do mesmo.
Se você já tiver alguma experiência com o Linux, isto não deve ser uma operação tão complicada hoje em dia, porém você vai ser solicitado a responder um grande número de perguntas e fazer opções de configuração que serão críticos para o sucesso final. Será necessário conhecer bem os itens do seu hardware e fazer alguma boa pesquisa e leitura a respeito da operação antes de mergulhar nela direto.
O mesmo resultado você poderá obter se fizer uma re-instalação da sua distro, tomando o cuidado de não optar pela re-formatação da partição /home onde estão armazenados os seus dados e configurações. Isto é válido apenas caso você tenha instalado anteriormente com partição /home separada.
Caso você não tenha instalado a distro com partição /home separada, você pode tentar também re-instalar a sua distro, por cima da antiga, sem optar pela re-formatação da mesma. Não vai ficar uma instalação tão limpa como se fosse a partir de zero, porém as perdas de dados e configurações antigos serão minimizados.
Caso você não tenha guardados dados importantes, sugeriria partir de zero, fazendo uma instalação totalmente nova. Não se esqueça de criar 3 partições, uma para o raiz do sistema (/) também conhecido como root, uma para seus dados e configurações (/home) e uma para o swap.