removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 17/12/2020 - 23:54h
babacelar escreveu:
Oi pessoal.
Então, eu nunca tive um computador com sistema linux e resolvi dar uma chance e comprar um. Comprei o da Lenovo Ideapad s145. Desde o primeiro uso que o som não funciona. Busquei em alguns foruns como solucionar, mexi no alsamixer, e fiz os comandos desse forum aqui (https://www.linuxuprising.com/2018/06/fix-no-sound-dummy-output-issue-in.html). De primeira funcionou, o som saia na caixa do notebook, mas quando fui testar o fone de ouvido, nem aparecia como se tivesse plugado. Hoje, do nada parou de funcionar de novo o som da caixa. Já instalei o pavucontrol e também não funcionou. Quando coloco esse comando /etc/asound.conf diz que não tem ele no diretório. Vocês podem me ajudar por favor ?
Operating System: Debian GNU/Linux stretch/sid
HDA Intel PCH
PS: eu devo instalar o Debian Buster pra resolver os bugs? Me mandem como fazer isso pfvrrrr
Não confio muito em Linux que já vem pré-instalado em computadores, geralmente o fabricante coloca qualquer coisa apenas para reduzir custo e não se preocupa em oferecer uma boa experiência para o usuário.
A boa notícia é que as distribuições do Linux geralmente são muito simples de instalar, permitindo que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento do seu computador (nem é necessário conhecer o Linux) consegue instalar.
Então, vamos lá.
Primeiro vamos identificar algumas distribuições que podem ser do seu interesse.
A primeira que vou apresentar é o Ubuntu, que é atualmente a distribuição mais utilizada no mundo. O Ubuntu é um sistema operacional mantido pela empresa Canonical, mesmo assim o download e o uso (inclusive atualizações) é gratuito. O Ubuntu tem bastante usos, como servidores, Internet das Coisas, contêineres e claro, desktop. Ele se destaca por possuir suporte de 4 anos para as versões LTS (a 20.04 será mantida até abril de 2024), ou seja, você instala e não se preocupa até abril de 2024. Outro destaque, embora muitos não gostem, é que o Ubuntu tem a Snap Store, uma loja de aplicativos que permite ter acesso a diversos aplicativos da Canonical e de terceiros de forma facilitada, se você é desenvolvedor você pode querer distribuir sua aplicação nessa loja. O Ubuntu usa Gnome Shell como interface gráfica.
Download:
https://ubuntu.com/download/desktop/thank-you?version=20.04.1&architecture=amd64
A segunda distribuição que vou lhe indicar é uma remasterização do Debian Buster, a versão atual do Debian. Seu computador parece estar com a versão 9, que não recebe mais atualizações.
Trata-se do Netunner, uma distribuição que traz o KDE como interface gráfica. Uma das grandes vantagens do Netrunner é ser baseado no Debian 10, o que garante atualizações até 2024 e uma base estável e sólida. O Debian é um sistema operacional que testa muito bem suas aplicações, o foco é na estabilidade e segurança, em compensação entrega versões mais antigas dos aplicativos e que não tem os recursos mais novos. Nem sempre o que é necessário é o programa mais novo, mas uma estabilidade e segurança maiores.
https://www.netrunner.com/
A terceira distribuição que vou lhe indicar é o KDE Neon, uma remasterização do Ubuntu 20.04 que traz o software mais novo da equipe que desenvolve o ambiente gráfico KDE. Dessa forma, você tem tudo o que o Ubuntu pode oferecer mesclado com as últimas novidades do ambiente gráfico KDE. Lembrando que o KDE é um ambiente altamente customizável, mas para quem vem do Windows é como se sentir em casa. O KDE Neon vem com Snaps e Flatpaks habilitados, dando acesso a softwares disponibilizados por essas duas lojas de aplicativos + os aplicativos disponibilizados pelo Ubuntu e comunidade do Ubuntu (cerca de 60.000 pacotes).
https://neon.kde.org/
A quarta opção que lhe ofereço é o Linux Mint, embora não seja fã dele. O Linux Mint tem duas versões, uma é remasterização do Ubuntu e outra é uma remasterização do Debian. Ele tenta oferecer um ambiente próximo do que é conhecido no Windows (embora o Netrunner e o KDE Neon também o façam), e traz algumas ferramentas próprias e temas próprios. Infelizmente eles tem algumas picuinhas com o Ubuntu (sabe os cara que cospem no prato e depois se servem no prato cuspido?). Não sou contra que o utilize, mas é necessário saber que o SO que corre por baixo dos panos é o Ubuntu, ou em outro caso, o Debian.
https://linuxmint.com/
A quinta opção é um pouco mais avançada, mas nem tanto assim (é mais fácil de instalar que o Windows). Trata-se do Manjaro. Ele é baseado no Arch Linux, uma distribuição que muitos citam que é para pessoas que entendem de Linux. No entanto, eu digo que o Manjaro pode ser utilizado mesmo por quem nunca antes usou Linux, pois tudo nele é simples. Essa distribuição não conta com lançamentos regulares, você sempre estará rodando a última versão dos softwares, você sempre estará recebendo atualizações. Isso pode ser bom pra quem não quer se preocupar com os lançamentos regulares e atualizações para uma nova versão, no entanto isso pode significar que haverão mais problemas e que software legado não rodará bem aqui. Um dos destaques da distribuição é o repositório comunitário AUR, um local onde outros usuários disponibilizam programas para uma instalação facilitada para você, quase sempre há um programa lá que ainda não chegou ao Ubuntu de uma forma simples.
A sexta opção que ofereço é o Fedora. Trata-se de uma distribuição construída pela comunidade e patrocinada pela Red Hat, empresa que oferece soluções para Linux. O Fedora é o topo de linha do Linux, praticamente as novas tecnologias estarão nele. Se você é desenvolvedor, pode querer usar o Fedora para ter acesso às ferramentas mais modernas de desenvolvimento. Se você é um usuário doméstico, pode querer ter acesso às novas versões dos aplicativos.
https://getfedora.org/pt_BR/
E minha última recomendação, lembrando que não é um ranking, fica para o OpenSuse. É uma distribuição também comunitária, patrocinada pela empresa que desenvolve o Suse Linux. Existem duas versões, a Leap que oferece lançamentos regulares, e a Tumbleweed que é atualizada constantemente. O grande diferencial dessa distribuição é sua ferramenta de configuração, o Yast, que permite gerenciar o computador sem precisar usar o terminal. O Yast é incrível.
Instalar cada uma dessas distribuições não é difícil. Das citadas, apenas o OpenSuse tem um instalador um pouco mais complexo, mas as demais que citei você pode deixar ele fazer a instalação no modo recomendado, tomar um cafezinho e quando voltar você terá um computador com um sistema operacional instalado juntamente com diversas ferramentas como aplicativos de escritório, navegador e outros programas. Todas as distribuições citadas tem uma loja de aplicativos, através da loja você vai poder obter novos programas com alguns poucos cliques.