thiagoevara
(usa Outra)
Enviado em 03/08/2016 - 14:04h
Galera por favor, me deem essa força.
É o seguinte, eu tava usando o linux Mint 18 no notebook da minha mãe, um positivo com processador AMD C-60 e 2GB de Ram, placa de vídeo Radeon alguma coisa lá. Ele foi desligado normalmente num dia e do nada do dia seguinte ao ser reiniciado começou a piscar o "m" do mint e não sai disso. Na ocasião estava com o Mint 18 cinamon ou mate não me recordo.
Além de fazer um chiado tipo uma metralhadora, mas apenas por alguns segundos, sempre que reiniciado. Então fica a dúvida se é Hardware ou Software. Já reinstalei outra versão do Mint, o 17.3, mas continua do mesmo jeito.
Reparticionei e formatei o HD todo e reinstalei outra versão, do mesmo jeito. Já limpei a memória Ram com uma borracha, troquei de slot, botei de volta e mesma coisa. Fiz um teste de memória através do memtest, deixei 24 horas rodando o teste e nada. Já desconectei e reconectei o HD, tb sem solução.
Já tentei iniciar (boot) do pen drive (live cd) e acontece a mesma coisa, chia "tohf tohf tohf tohf tohf" bem rápido, depois aparece o "m", pisca rapidamente de forma intermitente e só quando aperto F11 e enter é que ele dá o boot pelo pen drive.
Com o F11 e ENTER, aparece uma tela preta, frases em branco e depois de alguns segundos o notebook inicia normalmente e aí roda de boa, tanto pelo hd quanto pelo live cd.
Tentei reiniciar as configurações da placa mãe, mas não tem essa opção. Já alterei aquela opção de AHCI para IDE e vice versa e continua a mesma coisa. Porém percebi que nas opções de boot aparece uma tal de JMC26X Fast Ethernet Controller, não lembro se ela sempre esteve lá, mas era pra ela estar como opção de boot? Será que e conflito dela com o HD na inicialização? Se for, era pra tá acontecendo também no boot pelo live cd? E esse chiado sempre que reiniciado, é sinal de Hardware?
Uma atualização da bios seria uma boa ideia? Tendo em vista que o notebook é bem basiquinho e já tem uns 5 anos de uso.
Antes de receber a resposta deixo meu agradecimento, pois sei que aqui existem anjos que sempre ajudam simplesmente pelo prazer de ajudar, assim como sei do intuito "socialista" que tem "esse bagulho todo de linux" e parabenizo à todos que lutam e sempre irão lutar por um mundo melhor e mais justo, obrigado!