GilsonDeElt
(usa Nenhuma)
Enviado em 16/04/2010 - 13:53h
agradeço as dicas, e tô olhando elas aqui agora.
Complementando:
a VIA, se não me engano, não renovou contrato com a Intel pra fornecer chipsets (algo que li sobre a VIA se dedicar mais agora aos próprios processadores).
Então, de chipset "barato", sobrou só SiS e Intel, pros processadores Intel.
Definitivamente, não quero SiS, pois pelo que já li sobre,
é pior que o VIA.
E meu Mobo tem um VIA, e a aceleração 3D dele (embora o projeto OpenChrome já tenha melhorado muita coisa nele) é muito ruim.
Por exemplo, se no Linux eu abro um programa que use 3D "hard" (tipo o k3Dsurf, de formas geometricas) ou o KiCad (um CAD para projetos eletrônicos, que usa bastante processamento pra desenhar as placas), o netbook trava.
Mesmo no Windows (sim, tenho o XP nesse note, que veio só com Linux, porque eu precisava de Windows no trabalho, e hoje uso um pouco pra faculdade também) o desempenho do vídeo VIA é estranho (não consigo ver vídeos em tela cheia no youtube, porque a imagem embaralha).
O note eu não vou comprar nesse instante (algo pra daqui a uns 3 meses, ainda), mas resolvi pesquisar desde já.
Dessa vez, pretendo pegar algo que eu sei que deve me atender totalmente (o Mobo eu comprei, sabendo que não poderia fazer de tudo, mas me serviu até agora, hehe).
Um site de loja que é bom pra comparar especificações é o do Ponto Frio, e lá verifiquei que os notebooks da série Aureum são todos com chipset Intel mesmo.
Segue os links de uns notes que tão no Ponto Frio, e que me interessam:
http://notebook.pontofrio.com.br/Notebook-Positivo-Aureum-3500-c-Intel-Celeron-ULV-723-2GB-HD-320GB-...
http://notebook.pontofrio.com.br/Notebook-Positivo-Aureum-4000-c-Intel-Pentium-SU2700-3GB-HD-320GB-L...
http://notebook.pontofrio.com.br/Notebook-Positivo-Aureum-4200-c-Intel-Pentium-SU2700-4GB-HD-500GB-L...
http://notebook.pontofrio.com.br/Notebook-Positivo-Aureum-4300-c-Intel-Pentium-SU2700-4GB-HD-320GB-L...
Eu tô dando preferência a um que já venha com o Windows, porque?
Porque eu vou precisar do Windows (nem que seja para umas poucas atividades na faculdade, ou testar alguns softwares), e não quero ficar nessa de instalar Windows pirata (já tem um pirata instalado no meu Mobo, e achar uma versão pirata sem modificações enjoadas deu trabalho, hehe). Então, se vou precisar de Windows, melhor que já venha com ele.
Sobre Linux (e desempenho), quero um que possa rodar bem uma distro atual, como Mandriva 2010.1 (que vai sair em breve).
A necessidade de ter um chipset Intel é que, assim, já não teria problemas com vídeo.
Sobre o que foi comentado acima da placa Wireless Realtek, eu uso uma dessa no meu Mobo, e funciona legal (só não consigo acessar o roteador quando boto senha com ela, mas creio que seja problema do Linux que uso (Mandriva 2008.1 + ndiswrapper) e do Windows também (quando coloco WPA2-PSK o Windows também não conecta).
Só acho estranho o fato de ser uma interface wireless ligada no barramento USB.
Minha "exigência" de bateria de longa duração é porque levo o note pra faculdade, e não é em todo canto que vou achar tomadas vagas pra ligar carregador (faço Sistemas de Informação na UFMG, e a coisa mais normal de se ver na sala, é gente com notebook ligado nas tomadas lá), e também por já estar acostumado com a bateria do meu Mobo durando entre 3 e 4 horas (quando novinho, durava 4 horas redondo, agora, que ele já tem mais de 1 ano, dura umas 3, 3 horas e pouco).
Sobre comprar um com Linux, também é uma boa opção,
mas, depende do fabricante.
Por isso eu dou ponto pra Positivo, pois a versão customizada do Mandriva que roda nos PCs e notes dela num fica devendo
(meu Mobo veio com Mandriva 2008.0 modificado, e reconhecia tudo, até o vídeo VIA. E meu desktop - um NeoPC, linha mais barata da Positivo, de 2006 - veio com Conectiva 10.1.1 - um Conectiva modificado, também - e reconhecia tudo, acho que até o vídeo).
Dos que já mexi em lojas, Positivo (com Mandriva) e CCE (Com Insigne ou Satux, sei lá) rodavam legal, sem problemas extras.
Insigne, Satux e Mandriva, quando a gente vê um laptop ou desktop com um desses nas lojas, temos até menos medo da "rejeição natural" das pessoas pelo Linux =)
Agora, uma vez eu tva olhando um notebook da Intelbras, que vinha com Fênix Linux, pelamordeDeus!!!
Não criticando diretamente o pessoal da Fênix, mas tava muito mal configurado.
Ele tinha um HD de 160 GB, e só ums 40 GB estavam particionados para uso do Linux (swap, /, /home e por aí vai).
Pelo que já li de "reclamações", alguém disse na net que o Fênix já trás uma opção para criar um dual-boot (talvez por isso os 120 GB não particionados, já preparados par instalar o Windows), mas que não funcionava.
Tanto que, ao que me parece, a Intelbras mudou de distribuição Linux em seus notes, para Satux ou Insigne (sempre confundo essas duas, hehe).
Um dia, eu vi um notebook da Philco com o Fênix, tive medo
=P