Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 19/07/2011 - 17:12h
Apesar do preço mais alto, acho que a MELHOR OPÇÃO ainda é levar a uma assistência técnica.
Se não for uma autorizada, pelo menos que seja uma tradicional, especializada em notebooks, e de boa reputação.
O que geralmente dá problema é que os contatos são feitos de uma levíssima camada de borracha condutiva (depositada por um processo semelhante ao de silk-screen), que perde essa condutividade facilmente quando algo sólido ou líquido se interpõe entre as membranas.
Um bom exemplo: Gordura + suor + poeira.
Às vezes no esforço/ânsia de retirar o líquido (e no caso do vinho também seus depósitos como açúcares e metabissulfito de potássio ou outro pasteurizante), fazemos alguma abrasão a qual, por mínima que seja, já é suficiente para danificar o contato.
Existe por aí (ainda não consegui localizar) uma tinta condutiva à base de borracha e que POSSIVELMENTE poderia quebrar um galho.
Mas quanto a isso eu não poderia dar maiores informações, pois sei que a tal tinta EXISTE, mas não sei seu nome, onde encontrá-la e em que quantidades ela seria comercializada, e se realmente serviria para o propósito em questão (reparo em teclados de membrana).
Foi só uma idéia.
Se eu trabalhasse nesse ramo, EXPERIMENTARIA limpar levemente os contatos com TCE (tricloroetileno) que SUPOSTAMENTE não danificaria os plásticos nem a tinta.
Mas não trabalho com isso, nem sou químico para fazer tal afirmação de forma exata.
Sei que o TCE é bastante eficaz na limpeza de contatos elétricos mais grosseiros (interruptores, circuitos impressos de camada única, coisas assim), porém é caro e não muito acessível.
Trabalhei em uma firma onde adquirimos de uma indústria química um substituto "mais em conta" para o TCE.
Era igualmente eficaz - e também mal-cheiroso - porém comercializado apenas em tambores de 200 litros...