removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 20/07/2021 - 18:55h
ru4n escreveu:
MINEMAM escreveu:
Eu acho que o Steam machine veio na hora errada, mas este Steam deck parece mais promissor
Bem, acho que a ideia de criar algo em cima do Wine (Proton) para rodar games de outra plataforma (Windows), não seja uma boa ideia - comercialmente falando. Apesar do sucesso do Proton (Linux "ganhou" muitos jogos desde que o Proton foi lançado), criar uma plataforma que depende de engenharia reversa para oferecer jogos, pode ser um desastre. Um game X pode rodar tranquilamente via Proton hoje, mas e se houver uma atualização? A tal compatibilidade pode quebrar de uma hora para outra. Fora que games que exigem anti cheat, não rodam nem com reza breba.
E quem comprou uma Steam Machine, vai ter que apenas aceitar.
Acho que seria mais viável convencer as desenvolvedoras a criar versões nativas para o OS da Steam, o que seria benéfico para toda a comunidade linux.
O Linux vai receber mais jogos nativos, sem o uso do Proton, quando as desenvolvedoras tiverem seus clientes usando Linux. No momento, o Proton é a melhor opção para convencer as desenvolvedoras a trazerem seus jogos para o Linux: com pouco trabalho o game é capaz de rodar no Linux. A Valve é a desenvolvedora do Proton, ela não vai oferecer um aplicativo que quebra a cada atualização, pois isso seria prejudicar seus clientes e até mesmo os planos de negócios da empresa.
Quanto ao anti-cheat, já temos um bom resultado que o Steam Deck, que sequer foi lançado, trouxe: a promessa de empresas trazerem seus sistemas anti-cheat para o Linux. Ou seja, mesmo que o Steam Deck seja um fracasso de vendas, ele pode resolver uma das principais questões que envolvem os jogos no Linux: trazer os sistemas anti-cheat para funcionar no pinguim.