Dravo
(usa Gentoo)
Enviado em 24/05/2018 - 12:38h
kwami escreveu:
Oi Linuxeiros,
Will Cooke, Diretor do Ubuntu Desktop na Canonical, anunciou que vão mesmo incluir um backdoor no ubuntu, destinado a recolher dados das nossas estações para a análise dos programadores da Canonical.
Lembro que já há alguns anos, Richard Stallman teve uma "pequena richa" com a Canonical quando o ubuntu incluiu aquele applet (bonitinho) de compras no Amazon, etc. Stallman já dizia que isso era contra os princípios da LIBERDADE, pois estes sites fazem recolha do hábitos e costumes dos utilizadores para direcionarem os vendedores num determinado segmento do mercado (como se faz nos pen testes - Intelligence Gathering).
Embora a Canonical diz que vai expor ao público quais as informações a serem recolhidas, ninguém tem certeza que, de facto, só as informações mostradas serão coletadas.
Particularmente, fiquei um tanto quanto desapontado com esta atitude da Canonical, o universo de contribuições para aprimoramento do Linux é tão grande que não precisa de recolher nada nos desktops, bastam os fóruns e as listas de colaboradores de cada distro.
Infelizmente, não quero mais Ubuntu nas minhas estações (com muita tristeza).... Qual a vossa opinião linuxeiros???
Fez-me lembrar do seguinte vídeo,
Mas todos sabemos da proximidade da Canonical com a Microsoft.
Essa coleta de dados "extra" já não acontece de hoje. Começou com a Amazon, lá no Ubuntu com Unity e permanece no sabor oficial.
Eles presumem que colhendo tais dados ajudariam a ter maiores informação e assim oferecer uma distro melhorada. Eu também acho que existem alternativas. Não é preciso adicionar um spyware no sistema, um simples quiz, pesquisa ou mesmo se eles checassem mais as reclamações no fórum já seria de bom tamanho pra melhorar a distro.
Há muitas distros que hoje são populares e não fazem essa coleta de dados. O Linux Mint, se não me engano, recusou-se a colocar o popcon na instalação e obviamente no sistema em si.
Há boatos que mesmo não participando do popularity-context com um "ubuntu-report -f send no" ainda assim dados seus são enviados, mesmo que de forma "anônima", dados estes que você recusou a participação. Ou seja, a única forma de não enviar absolutamente nada seriam uma instalação offline|sem internet do Ubuntu, e estando offline removeria completamente esse pacote. Além disso, bloquear acesso a metrics.ubuntu.com e popcon.ubuntu.com no seu roteador é uma boa!
Parece que o Ubuntu tá a torna-se o que hoje é o Windows 10. O usuário que preza pela privacidade ao instalar essa versão do Windows tem que fazer uma "limpa" pra poder usá-lo. Instalação de programas como: Spybot Anti-Beacon, ShutUp10 e W10Privacy. Modificação dos serviços (services.msc), modificação de registro (regedit), modificação do shell, remoção de bloatwares com CCleaner como os joguinhos inúteis auto-instaláveis, remoção de aplicações inúteis do Windows com Powershell e CMD. É uma bela faxina pra ter o básico de privacidade. Quem realmente preza pelo básico de sua privacidade, provavelmente fará isso ou não usará o Windows, especialmente o 10.
https://www.youtube.com/watch?v=RVzc5wK2-pc
https://www.youtube.com/watch?v=u1kGMCfb2xw