removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 17/05/2012 - 21:41h
Bom meu caro amigo, vou tentar te explicar tudo certinho e da forma mais fácil possível!
>>Recomendo que você faça essa formatação por um CD de instalação do Ubuntu, que é o método mais fácil que eu conheço.
>>Após dar o boot na ISO do Ubuntu 12.04 (que é o seu sistema de interesse), abra um programa chamado Gparted.
>>O Gparted é um programa de particionamento do Linux. Após aberto, você vai poder ver todas as partições, uso, tamanho, formato (Ext3, FAT32 e etc...)...
>>Identifique as partições do Ubuntu e do Boot. Após isso, basta mandar formatá-las, clicando com o botão direito do mouse sobre ela e em: "Format to >> EXT4".
>>Identificar as partições usando o Gparted é muito fácil, até porquê ele usa cores para sistemas de arquivo diferentes.
>>À partir daí, basta iniciar o instalador do Ubuntu 12.04 e mandar ele instalar na partição que você formatou. Uma dica é verificar qual é essa partição no Gparted, observando a entrada "/dev/sda*", onde * seria o número que aparecerá no Gparted. Após observar,
por exemplo que a partição que você formatou para instalar o novo Ubuntu é a /dev/sda2, basta mandar o instalador do Ubuntu instalar ele exatamente na /dev/sda2, colocando como / (raiz).
Agora algumas explicações sobre os formatos: o Ext3 já está "ultrapassado" em relação ao Ext4, por isso que indiquei ele acima. Caso você não tenha um real motivo para usar Ext3, recomendo o uso do Ext4.
Outra coisa é que você não precisa usar uma partição /boot separada para o Ubuntu. Isso só era recomendável em linux mais antigo, devido às compilações mais frequentes para fazerem o kernel funcionar perfeitamente. Caso você não tenha um real motivo para usar a partição /boot, sinta-se à vontade para excluí-la e usar uma só - / (raiz) - para todo o Ubuntu.
Mais uma explicação: pelo que eu entendi, você usa uma partição em FAT32 para acessar os seus arquivos no Windows e Linux ao mesmo tempo. Gostaria de lhe dizer que isso não é necessário, vide que o suporte à NTFS já está disponível nos kernels Linux há algum tempo. Então, caso deseje, você pode usar a sua partição de arquivos como NTFS sem problemas!
Espero ter ajudado.
[]'s