A fluidez de um sistema Linux.

1. A fluidez de um sistema Linux.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/11/2012 - 14:20h

Fala galera, tudo bom?

Gostaria de bater um papo com vocês sobre a fluidez de um sistema Linux. Gostaria de debater esse assunto pois, notei algumas coisas interessantes nessas minhas "andadas" pelo mundo do pinguim.

Depois de 2 anos usando Linux, eu percebi alguns padrões e gostaria de saber a opinião de vocês sobre o caso.

Eu notei que, em distros 32 bits, o sistema parece ser mais leve e fluido do que nos sistemas 64 bits. Mas não pára por aí. Também encontro menos bugs e menos travamentos em versões 32 bits. Compiz e desempenho gráfico também me parecem melhores em sistemas 32 bits.

Daí me veio na cabeça do porquê da Canonical ainda recomendar as versões 32 na hora do download do Ubuntu. Será algum motivo em especial?

A idéia aqui não é trazer a velha discussão entre 32 x 64 bits.

Eu quero saber de vocês, em sua opinião, o que acha da fluidez das distribuições linux, quais os fatores são importantes para que isso aconteça e se você concorda comigo..rsrs

PS: Eu coloquei este tópico com este assunto devido ao fato de, à cada dia que passa, me parece que o Linux se torna mais pesado. Eu gosto de sistemas leves e fluidos. Sem regalias e coisas desnecessárias. Outra coisa que me chamou a atenção para fazer a criação deste tópico é os recorrentes problemas que venho enfrentando com as distros que uso atualmente, todas 64 bits.

Agradeço a opinião de todos.



  


2. Re: A fluidez de um sistema Linux.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 22/11/2012 - 15:23h

Bom, minha experiência é ao contrário, acho 64 Bits melhor, muito melhor, mais rápido.

e acho essa velocidade tem muito mais a ver com o ambiente gráfico, o espaço de HDD livre e os pacotes que vc tem instalados e as firulas, os enfeites, efeitos etc...

Sobre A fluidez.

Sobre o Linux se tornar cada dia mais pesado, eu concordo, até o Kernel. Claro que isso acontece com Windows e com todos os SOs e os softwares, quanto mais recursos, mais pesados, mas o hardware tb está aumentando

E um SO versão mais nova, é feito para um micro maior, com mais capacidade. Ninguém faz software para o micro velho, faz para o micro mais novo, a não ser em casos especiais.

precisa comparar sempre o mesmo ambiente gráfico. Ex, gentoo e arch estão entre as distros mais rápidas, mas nunca Gentoo com KDE e muitos pacotes será mais rápido que, por exemplo Sabayon com LXDE ou MATE.

com enfeites e firulas, efeitos 3D, fica mais lento, mas vc pode desativar ou instalar outro ambiente gráfico. Mas se por pouca fluidez,vc se refere a GNOME3 ou a Unity, concordo. são bem pesados e nem dá para mudar muita coisa.

Eu gosto de Linux, mesmo pesado, como também os leves, depende do que vou fazer, se for para usar net, gosto de compiz, cubo, janelas gelatinosas etc... se for para remasterizar, compilar etc. abro o micro em fluxbox limpo e pelado.

Firulas, tem até gente muito experiente que gosta, não só o Noob, é só ter comp. para rodar.

Ex. Linus Torvalds usava GNOME2:

http://www.osnews.com/story/12956
http://www.hardware.com.br/artigos/entrevista-linus-torvalds/

e as vezes KDE3.

não gostou de GNOME3, trocou por XFCE:

http://digitizor.com/2011/08/04/linus-torvalds-ditches-gnome-for-xfce/
http://www.taringa.net/posts/linux/11966976/Linus-Torvalds-odia-Gnome-3_-usa-Xfce.html


e agora está usando KDE pq gostou de Kwin e janelas gelatinosas. Ou seja, até o Linus gosta de Firulas:

http://forum.mageiabr.org/viewtopic.php?f=20&t=1212
http://www.diolinux.com.br/2012/11/qual-ambiente-grafico-linus-torvalds-usa.html








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts