Bruno Navarro
(usa openSUSE)
Enviado em 16/01/2017 - 13:23h
Boa tarde a todos!
Como o assunto sugere, meu texto não irá tratar de assuntos técnicos. O intuito é saber se vocês passaram pelo mesmo na empresa em que trabalham ou já trabalharam.
Recentemente troquei de emprego e, assim como nas experiências anteriores, não existiu uma integração de fato. Apenas saber o nome do presidente da empresa e o e-mail do RH não contribui em nada com a função que será executada e essas infos já estão no site para quem quiser ver.
Cada empresa tem uma forma de trabalhar diferente e você já começa atuando no escuro, tendo que ficar perguntando a todo momento sobre o que "**aquilo" se trata para seu novo colega de equipe (**reforçando, nada técnico ou do que foi solicitado nos pré-requisitos, apenas sobre como a empresa lida com o processo do negócio do seu cliente). Se você procurar por documentações e começar a fazer as devidas leituras, você é visto como se tivesse matando o tempo para não trabalhar (sim, mesmo que no primeiro dia), e mesmo se encontrasse tudo que precisava, porque na maioria das vezes esses documentos nem existem, você fica perdido já que a leitura não é cronológica (início, meio e fim). Então, o que resta é você ser um funcionário meio perdido durante os primeiros meses e ir descobrindo os processos conforme for caindo na sua mão.
Com a falta de integração na função do funcionário, um analista novo não só não ajuda a equipe como também atrapalha, pois é preciso ocupar mais o tempo de outro analista já experiente na equipe. Será que custa muito dedicar pelo menos 1 ou 2 dias pelo menos para integrar de fato o novo funcionário?
Por conta dessa experiência, quando eu sou um funcionário antigo faço questão de ficar disponível para quaisquer dúvidas, além de passar o que acho que seja relevante para o funcionário se habituar com o trabalho. Mas nem todos são "amigáveis" dessa maneira.
Gostaria de saber sobre a experiência de vocês porque eu nunca trabalhei em uma empresa multinacional, fico na dúvida se isso é normal mesmo nas empresas ou se até agora eu só trabalhei em empresas que falham nisso.
Aproveitando, deixo a questão: essa é uma crítica válida ou talvez eu seja um funcionário ruim, que deveria pegar as coisas rapidamente e já executar um bom trabalho nas primeiras semanas?
Obrigado a quem participar dos comentários.