Tukiss
(usa Debian)
Enviado em 16/12/2016 - 22:53h
XProtoman escreveu:
Mudando um pouco de assunto sobre distribuições, antes era muito adepto software livre, porém hoje em dia já me torno mais favorável de licenças LGPL e estilo BSD.
Se a polêmica já foi plantada, aguarde, tem mais: o systemd é LGPL, porém um componente importante que foi incorporado, o udev ainda é GPL o que dificulta a construção de aplicações proprietárias ou que podem se tornar proprietárias que façam uso dele.
system...d...
____________________
“Mas nós sabemos que a razão de a maioria estar aqui, é a nossa afinidade com a desobediência!” (Morpheus)
Falou tudo parceiro... É como a música "barabara berebere", os caras lançam uma "coisa" merd**, vem um cara da voz bonita e faz sucesso, todos querem brigar pelo "barabara berebere", mas o sucesso em si, não foi pelo "baraba..." e sim pela voz do vocalista. É isso que as empresas como Red Hat, SUSE e Canonical fazem. Não tirando o mérito de quem iniciou o sistema cheio de bug's, mas se a proposta Unix era manter o código aberto, a logica seria para aceitarem fazer o que for com ele. Admiro muito isso no BSD! Essa briguinha que alguns "Debistas" tem com "Ubunteiros", ora se a comunidade Debian afirmar não se importar com lucros e ser mantidas por empresas, não deviam brigar com empresas como Canonical que pegam algo e a tornam melhor, compra quem quer!
No inicio Patrick Volkerding não queria ganhar dinheiro, mas se tem pessoas que acabaram ganhando dinheiro com Slack, qual o problema de alguém achar certo pagar por seu trabalho, que foi brilhante ao corrigir bug's.
Acredito que sou bem liberal...
"O Debian está na raíz deste grande ecossistema de distribuições de Software Livre existentes: mesmo se você não está usando o Debian diretamente, e mesmo se seu fornecedor não te disse, existe uma chance de você estar neste exato momento se beneficiando do trabalho da comunidade Debian."