gwook
(usa NetBSD)
Enviado em 12/03/2012 - 09:02h
Particularmente concordo com o fato de que a Deep/dark web seja muito maior que a surface/clear web. O problema é que se faz muita confusão com essa informação.
Em primeiro lugar duvído muito que Freenet/I2P ou mesmo o TOR possua grande parte desse conteúdo. muito provável que existam algumas centenas de serviços semelhantes a esses que sejam de fácil acesso, e uma quantidade imensurável de acesso um tanto quanto mais restrito.
Esse tipo de serviço é apenas um braço da deepweb, qualquer um pode pegar um servidor, virtualizar em meia dúzia de box e criar uma mini deepweb para um grupo qualquer.
De certa forma, qualquer um poderia pegar um pc antigo, enfiar uma distro minimalista, abrir um ftpserver dentro de uma subnet, com documentos, white papers, fotos, videos ou qualquer coisa que passe pela mente do criador e ele estará contribuindo com parte da deepweb.
Creio que seja meio inocente de nossa parte acreditar que a maior parte do conteudo está realmente aberto para qualquer pessoa online. Deve haver algumas centenas de milhares de grupos científicos pro exemplo que utilizam de técnicas parecidas para manter o white papers/projetos/pesquisas permitindo acesso apenas a pessoas específicas.
Quando se pensa na deepweb como qualquer subnet isolada da clearnet fica bem fácil de concordar que a maior parte do conteúdo da internet não está disponível a qualquer um.
Pelo menos essa é a minha opinião.
ps: concordo com o Gedimar no quesito da deepweb não ser em sua maioria com conteúdos obscuros.