luiztux
(usa Gentoo)
Enviado em 06/04/2016 - 14:52h
@Lucas, agora sim. Vamos construir nosso próprio alicerce sobre o tema.
Uma
remasterização é uma
derivação de uma
distribuição..rsrsr.
Novamente concordo com os colegas. Creio que no caso de um remaster, a pessoa faz mais como projeto pessoal, com os pacotes que gosta, DE preferido, wallpapers bacanas, etc. O problema disto, e vi muito por aí afora (creio que os colegas também), é a pessoa querer redistribuir como se fosse uma nova distro de autoria própria. Muitos usuários não sabem e não se preocupam com isto, portanto utilizam sem remorso algum e o dito autor satisfaz o ego. Agora, uma coisa é a pessoa pegar uma distro pra servir de base, criar um remaster com seus apps preferidos (que seja), gerar uma boa documentação, fazer implementações, deixar a (nova)distro estável, atualizada e tals, mantê-la (o principal) entre outras coisas. Isto, na minha opinião, é válido. Até encorajo se me pedirem opinião. Até porque precisamos começar de algum ponto. Não seria reinventar a roda, seria poupar trabalho..rs.
No caso das derivadas, prefiro o termo
fork. Até porque muitas distros nasceram assim e agora são boas distros. Aliás existem muitos softwares que nasceram do mesmo jeito, mas com novas funcionalidades e tudo o mais. Você sabe disto, não é?
No final de tudo, se pedirem minha opinião em relação à usar ou não usar um remaster, eu digo para fazer o que quiser. Afinal o GNU/Linux nos proporciona tal liberdade de escolha, por enquanto. Deixa o cara se virar com a distro que quiser. Assim com o tempo ele pode ir aprendendo até chegar à uma distro mais robusta, estável, bem documentada, etc. Há males que vem para o bem.
E depois de tudo isto, permaneço sem uma opinião formada sobre este assunto. Aliás não quero ter um (pré)conceito sobre isto por escolha própria porque não esqueço da onde eu comecei: de baixo. Assim como a maioria eu já usei remasters também, muitos já usaram, até o @Jbaf já usou. Faz parte do nosso aprendizado e faz parte da nossa busca por algo que nos atenda da melhor forma. Se um remaster te atende da melhor forma, use-o, explore-o, faça o que quiser. Só não deixe de usar GNU/Linux! ;)
-----------------------------------''----------------------------------
Computer users fall into two groups:-
those that do backups
those that have never had a hard drive fail.