Giovanni_Menezes
(usa Devuan)
Enviado em 18/03/2018 - 19:37h
Imagine que todas as suas atividades e comportamentos são monitorados e pontuados em uma grande base de dados nacional: desde sua informação fiscal, até o tempo que você passa jogando videogame.
O cenário acima poderia ter saído do romance clássico de George Orwell, 1984, em que os cidadãos estão sempre sob vigilância de uma entidade chamada de "o grande irmão". Lembra também um episódio da série de TV "Black Mirror", no qual cada atividade dos personagens rende "pontos" em um futuro distópico.
Mas não é ficção. Esta é uma política de Estado em planejamento na China.
O governo chinês está construindo um onipresente
"sistema de crédito social", através do qual o comportamento de cada um dos seus 1,3 bilhão de cidadãos será pontuado em uma espécie de ranking de confiança.
Por enquanto, trata-se de um projeto piloto do qual participam oito companhias chinesas. Com a autorização do estado, elas emitem suas próprias pontuações de "crédito social".
Pontuar bem no programa dá acesso a uma série de benefícios, desde descontos em hotéis ou aluguel de carros até acesso a apólices de seguro ou a obtenção mais célere de vistos.
Mas o que acontece quando a pontuação é ruim?
Esta é a parte "preocupante", segundo Rachel Botsman, autora do livro "Who Can You Trust" (algo como "Em quem você pode confiar", em uma tradução livre). A obra trata do sistema de crédito social da China.
"Se a sua pontuação de confiança cai abaixo de certo nível, toda a sua vida pode ser impactada. Desde a escola que seus filhos poderão frequentar até os empregos que você poderá escolher e o tipo de empréstimo bancário que você poderá obter", disse Botsman em um programa televisivo co-produzido pela BBC.
"As transgressões podem ter ocorrido na sua vida, mas o seu comportamento poderia ter impacto em seus filhos ou netos durante décadas", diz Botsman.
https://tecnoblog.net/236581/china-sistema-credito-social-restricoes-aviao-trem/
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-42033007
https://www.metrojornal.com.br/mundo/2017/11/21/o-plano-chines-para-monitorar-e-premiar-o-comportame...
É amiguinho, é, você mesmo! achou que não tinha problema em ser espionado, afinal de contas você "não deve nada" afinal "quem não deve não teme" pois é, agora você pode ser um futuro "devedor" no sistema de créditos por assistir xvideos, não podendo por causa disso comprar no crediário das Casas Bahia.
--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/