luiztux
(usa Gentoo)
Enviado em 08/06/2016 - 16:22h
RLFontan escreveu:
Olá pessoal beleza?
Eu estava aqui refletindo sobre as filosofias de distros em relação a pacotes e tal, e de uma fala de Linus Torvalds sobre assunto, em que ele diz que uma distribuição deveria cuidar dos pacotes núcleo, os mais importantes ( assim como faz o Slackware) e que eles já são trabalhosos o suficiente... sendo que hoje em dia a galera mantém milhares de pacotes para uma distro... Linus chegou a falar na DebConf para os mantenedores de pacotes que estavam lá algo mais ou menos assim : " vocês tem coisas melhores para fazer com a vida de vocês." E eu fiquei tipo " rapaz, realmente é bizarro isso, tem um bocado de gente mantendo pacotes para mim, porque isso não é feito pelos próprios desenvolvedores do pacotes em questão? a la vanilla? será que não seria o mais correto?" (assim como faz o Slackware).
Eu concordo com isto. Se eu desenvolvi eu sou responsável por ele. Assim que funciona no Gentoo também. Os próprios desenvolvedores são responsáveis por seus softwares. Fica +ou- assim: há os mantenedores do sistema. Estes são responsáveis por grupos de softwares, por ex. Xfce, Kernel, KDE, Python, etc., os quais são chamados de projetos. O papel deles é escrever os ebuilds para o Portage, portabilidade entre plataformas, documentação e outras funções. Manter um pacote não significa que você é o responsável por toda a manutenção dele. Manter o pacote é garantir a compatibilidade com o sistema. Neste sentido eles mantém apenas o que é do próprio Gentoo (eudev, OpenRC, Portage/Emerge, etc).
Outra coisa que eu fico me perguntando... se não é bizarro esse negócio de lançarem um software instável a e a distribuição ser responsável por avaliar isso, não seria responsabilidade da desenvolvedora do software em questão fazer isso?
Sem sombra de dúvida. Se as pessoas por trás da distro aceitam isto...
Enfim pessoal, o que acham disso tudo? Será que há uma inversão de responsabilidades no mundo linux?
Isto não é exclusivo do GNU/Linux e talvez não seja tão ruim. Pense em um software proprietário por exemplo. Quando há algum bug, somente a empresa desenvolvedora sabe e pode resolver. Você fica preso à vontade deles, por mais que você tenha a licença. Diferentemente disto, no Open Source, quando há problemas, eles são resolvidos rapidamente pois todos tem acesso e podem consertar. Não acredito que seja uma inversão de responsabilidades, mas a pessoa que criou é responsável pelo "monstro", entretanto isto não quer dizer que eu não possa consertar um bug no software de terceiros.
-----------------------------------''----------------------------------
"If it moves, compile it."