
removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 17/08/2015 - 14:48h
Pessoal, a respeito do que temos visto, lido, ouvido, etc., estamos presenciando uma guerra de titãs. Como sabemos a Oracle acusa a Google de usar sua API do Java a torto e a direito sem pagar os devidos Copyrights. Como acusa a própria Oracle:
"Como aconteceu com versões anteriores do Android, esses seis lançamentos Android (do Gingerbread ao Lollipop) copiam milhares de linhas de código fonte da plataforma Java, assim como a estrutura, sequência e organização dessa plataforma"
. E ainda emendam que
"o amplo domínio que o Android alcançou com seu contínuo uso desautorizado de 37 pacotes de API Java nos últimos anos, o Android destruiu irreversivelmente a proposta fundamental de valor do Java como um potencial sistema operacional para aparelhos móveis"
. Isto tudo nas palavras deles.
Conforme o primeiro link abaixo, a Google chamou nada mais, nada menos, que Ken Thompson para ajudá-los no processo. Mas parece que não deu muito certo.
Na minha humilde opinião, a Oracle quer abocanhar uma parte do lucro do Android, estando eles (Oracle) certos ou não. Além disto, como ficariam as empresas que modificam o sistema para seus aparelhos? E os desenvolvedores de apps do Google? Teriam, por tabela, que pagar também? Ainda, acho que esta questão de código proprietário pode ser uma grande barreira para avanços nas linguagens e programas mais eficientes.
Esta guerra está longe de acabar. Mas uma coisa é certa, a decisão final vai mudar drasticamente a forma dos desenvolvedores utilizarem Java.
O que vocês pensam sobre isto?
Dá pra fazer várias conjecturas conforme o desenrolar da história. Deixo abaixo os links que serviram como fonte deste tópico.
Fontes:
Parte 1:
http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2015/05/27/eua-favorecem-oracle-na-briga-judicial-contra-google-... (27/05/2015)
Parte 2:
http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2015/08/14/google-e-android-destruiram-o-mercado-para-java-diz-o... (14/08/2015)
Grande abraço à todos.