niquelnausea
(usa Arch Linux)
Enviado em 30/07/2020 - 21:23h
mauricio123 escreveu:
Estou abrindo essa discussão pois nos últimos dias um ciclone atingiu a região onde eu moro deixando várias cidades sem energia elétrica.
Aqui em casa foram 5 dias sem energia elétrica. Ainda hoje tem bairros sem energia elétrica.
Uma coisa que eu notei é que a empresa privada de energia elétrica, concertou a transmissão de energia de alta tensão imediatamente. Enquanto isso, a empresa do governo, não tem nenhuma pressa de fazer a luz voltar.
Em alguns lugares o ciclone detonou tudo e a poucos quilômetros de casa quase se formou um tornado. Detonou tudo. A roça de eucalipto que tinha lá naquela área já era e o mato ficou todo retorcido.
Foi lá onde a empresa privada teve que trocar 2 postes de alta tensão.
Acontece que onde eu moro, a rede não foi danificada e o reparo era instantâneo. No dia seguinte, a rede foi limpa das plantas, era só dar mais uma olhadinha e ligar. Só que demoraram 5 dias para fazer isso e deixaram o bairro vizinho sem luz e lá também não tem nada estragado até a igreja onde dá pra cortar a transmissão. Até porque pra cima não tem o que fazer.
Eu queria a opinião da comunidade, o que acham sobre isso. Sei que existe a questão do decretar estado de emergência, mas não precisava deixar o pessoal sem energia de proposto para isso, com tanto lugar que já tinha estragado. Pra que fazer mais do que é?
não sei qual o nível de conhecimento que você tem sobre sistema elétrico de potencia, mas a resolução de problemas não costuma ser tão simples como você desenhou, e menos ainda se levar em consideração o tamanho do estrago desse ciclone. entendo e é bastante obvio que todas as pessoas afetadas consideram qualquer coisa mais demorado do que minutos como algo ruim e talvez até inaceitável, porém infelizmente nem sempre o mais rápido possível consegue atender a essa expectativa.
alguns exemplos simples que podem facilmente explicar essa demora, estruturação ou mesmo reconstrução de redes tronco, identificação e isolamento de defeitos (vazamentos em isoladores com a espessura de um fio de cabelo), ensaios e testes, priorização de trechos maiores, disoponibilidade de mão de obra e materiais. trocar dois postes é serviço de 2~4h, mas readequar a rede dependendo do tamanho pode levar muito mais horas. pelo teu relato, parece mais que era necessário alguma intervenção mais demorada, ou esta rede é do modelo radial (sem possibilidade de interligação ou transferência de fonte) e com isso dar prioridade a outra localidade mais populosa ou dar atenção a outro trecho que alimentaria esta rede era prioridade. a multa é paga por minuto de desligamento, e não faz sentido deixar desligado apenas por capricho.
curiosamente, se olhar os indicadores no site da aneel e premiação de desempenho e satisfação dos consumirdes, verá que o setor elétrico brasileiro é meio ao avesso se comparado a outras empresas, estatais ou economias mistas tem melhores notas.