removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 08/02/2012 - 22:12h
Gedimar escreveu:
Olá pessoal,
Eu gostaria de dividir com vocês essa notícia que com certeza, mostra que ideias criativas podem contribuir para um mundo melhor.
Trata-se do Ponto de Leitura.
O ponto de leitura é um projeto que disponibiliza uma estante com aproximadamente 450 livros na praça central aqui da minha cidade (Brusque SC). Ele foi inaugurado com 250 livros, mas com doações, já chegou-se a 450.
A ideia é promover a leitura de uma maneira que seja acessível à todos.
As pessoas podem pegar os livros, ler no local ou levar pra casa, sem nenhum registro ou controle. Claro que, depois de terminar a leitura a pessoa deve devolver o livro ao Ponto de Leitura.
Já faz uns 5 ou 6 meses que o Ponto de Leitura está funcionando aqui, e até agora, parece que está dando certo.
Não sei se esse projeto existe em outras cidades, mas acho que é uma ideia interessante.
O que acham?
http://www.araguaiabrusque.com.br/noticias_ver.asp?noticia_id=6399
"Iniciativas que dão certo", não teria título melhor.
Eu particularmente acho que falta muito incentivo nessa parte, não é difícil encontrar jovens que não conhecem a leitura, não sabem o que significa ler. Eu não estou falando daquela leitura chata e tediosa que se faz nas escolas, não é isso. Me lembro que quando era mais jovem essa era uma das minhas atividades favoritas, mergulhar nessas letrinhas e imaginar esses tantos outros universos paralelos que existem por ai. Gostava muito de livros de ficção e isso fazia minha imaginação ir longe, algumas vezes ia tão longe que começava a ficar difícil separar a ilusão da realidade.
Ao contrário do que muitos podem pensar, eu odiava a escola e o seus livros patéticos, as tarefas repetitivas e os aborrecentes, mais tive sorte de ter ótimos professores. Alguns estão no pensamento até hoje, como uma grande familia, pois naquela época as coisas não eram tão fácies como hoje, não importa se fulano não ia com a cara de sicrano, eramos unidos.
Hoje já se perdeu um pouco do encanto, não vejo mais livros com tanta cor, tanto brilho, é triste entrar em uma biblioteca com tantos livros e não encontrar nem um que vala a pena ler, a muito tempo não encontro um livro que me cative, que me encante e me faça ter novamente o prazer de ler e gostar de ser um figurante impostor entre as linhas da história, só me fica a pergunta: Será que eu fiquei rabugento ou foram os escritores que perderam sua inspiração? Acho que um pouco de cada um, mas de qualquer forma há um responsável por isso, a culpa não foi minha e muito menos dos escritores.... fica no ar para que reflitam.
Hoje me contento com as colunas semanais do jornal local, pelo menos nesse, não tenho certeza da aberração que lerei da proxima vez que abrir o jornal.