Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 09/01/2023 - 23:01h
A matemática é uma ciência exata porque tem regras convencionadas pelo ser humano, bem como toda ciência exata, e é por isso que se chamam "ciências exatas".
"Dois" é uma convenção gramatical do ser humano que representa duas unidades na realidade.
Caso convencionarmos que duas unidades agora se chamam 5, depende de aceitarmos essa mudança de paradigma, porém, 5 continua representando duas unidades na realidade.
Por exemplo, uma questão básica, mas importante: (2x2)4+5.
Tem regras: da esquerda para a direita a ordem de prioridade (ordem esta convencionada pelo ser humano) é primeiro potenciação ou radiciação (o que vier primeiro, sempre da esquerda para a direita), depois entre parênteses, depois multiplicação ou divisão e, por fim, soma ou subtração.
Demonstração:
(2x2)4+5,
(4)4+5,
16+5 = 21.
(2x2)4+5,
(8x8)+5,
(64)+5 = 69.
(2x2)4+5,
(2x2)9,
(18x18) = 324.
Não deu o mesmo resultado porque não segui as regras convencionadas, então não é uma ciência exata?
O resultado correto (convencionado pelo ser humano) é o primeiro, 21. Isso que nem compliquei colocando potenciação e radiciação.
A realidade é uma coisa, as palavras (linguagem) tentam expressar a realidade, mas não são exatas, bem como todo cálculo matemático, físico, etc, não são e nunca serão exatos de acordo com a realidade. Pode ter aproximação, precisão, etc, mas jamais serão exatos de acordo com a realidade.
Einstein na Teoria da Relatividade prova isso.
Isaac Newton no seu tratado Principa Mathematica também prova isso.
Isso uma "Inteligência Artificial" NUNCA irá entender!
________________________________________________
Always listen the Buck!