
ThePinkShark
(usa Slackware)
Enviado em 01/10/2018 - 07:34h
Sendo suficientemente direto, o que os Sres. acham da implementação intrusiva e até mesmo agressiva da libpulse nas distribuições em geral?
Vejo Pulseaudio como um câncer e que aos poucos está destituindo o ALSA de sua posição natural. ALSA conversa diretamente com o hardware e possui todas as "facilidades" que libpulse oferece e algo mais. Logo, por que a necessidade de mais uma camada de software apenas para "facilitar" acesso à algo que já existe e é bem implementado no Linux? Gasto desnecessário de recursos. O esforço em desenvolver o Pulseaudio poderia ter sido canalizado no melhoramento do ALSA, mas todo caso mesmo que Pulseaudio tenha seu lugar em algum lugar, ele não deveria ser imposto ao usuário da forma que vem ocorrendo.
Pra esclarecer alguns pontos, o Firefox não terá mais suporte ao ALSA dentro em breve -de fato versões acima do 54 que não sejam esr já estão com ALSA desabilitado e o Pulseaudio posicionado no lugar. Portanto quem quiser usar o único navegador que é realmente viável e estável no Linus terá apenas 2 caminhos; aceitar e instalar pulseaudio (consequentemente tendo que mudar toda estrutura de todo o som do sistema já que Pulseaudio não funciona juntamente com acesso direto ao ALSA por terceiros) ou compilar o firefox com suporte ao ALSA (que pelo menos por enquanto é ainda possível). Não soa como uma opção confortável para quem realmente deseja um sistema personalizado ou pra quem preze desempenho e uso consciente de recursos.