hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 30/12/2018 - 15:57h
omag0 escreveu:
Tudo parece muito bonito. Gratis e tudo mais
Mas quando você está em um meio corporativo, de alta competitividade, uma coisa é fundamental para quem usa um software:
Suporte.
Não sei se o Gimp tem sistema de suporte pago, mas depender de um fórum comunitário para resolver seus problemas pode lhe custar caro demais, mas até que assinar o Adobe por exemplo
Acabei me lembrando agora quando eu trabalhei algum tempo atrás com Oracle. Obviamente, a Oracle oferece suporte a seus produtos, mas devo dizer que em todos os casos em que um chamado foi aberto, a solução ou era encontrada antes do chamado oferecer algum retorno útil ou era deixada de lado. O chamado servia apenas para que pudéssemos dizer que algo "oficial" estava sendo feito sobre o problema. O que quero dizer com isso? Que suporte pago pode ser útil, mas nem sempre o é.
E ele tende a ser mais útil quando o modelo de negócio de uma empresa é justamente baseado no suporte, e não na venda de licença. Se a venda de licença é a principal fonte de receita, por que se preocupar com a qualidade do suporte? É uma questão de números, o que oferece mais retorno é o que terá mais atenção.
Essa relação entre licença paga (modelo de aluguel de software) e suporte pago é uma relação falsa. Uma coisa não depende da outra. Você pode ter suporte pago a software livre do mesmo modo que pode ter suporte gratuito a software proprietário.
Em todas as vezes que precisei oferecer uma solução a problemas relacionados a Oracle (e não foram poucas), encontrei a solução em blogs especializados ou fóruns, nunca veio do suporte. Posso dizer o mesmo de outros produtos com que trabalhei, inclusive alguns de código aberto, como acontece hoje.
Caro mesmo é pagar por um suporte que não tem a devida atenção porque a licença já foi vendida.
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Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/