Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 16/01/2013 - 21:35h
Tentando traduzir alguns trechos:
"chaveada em alta tensão" quer dizer:
com o comutador de voltagem em 220V, quando a tensão fornecida pela linha é de 110V?
Na verdade, a voltagem de comutação, independentemente de a fonte estar ajustada para funcionar em 110 ou 220V é de alguns
milhares de volts, porisso não se deve "brincar" com a fonte ou deixá-la ao alcance de crianças, por exemplo. Esse montão de volts é necessário para que haja maior eficiência e controle dos valores fornecidos pela fonte.
Lembremo-nos porém de que existem nesse jogo a F.E.M. (força eletro motriz ou "voltagem"), a corrente ou "amperagem" e a Força contra-eletro-motriz, chamada de "resistência". Faltando um só desses elementos, nenhum circuito elétrico é capaz de funcionar.
"se não houver carga" é o mesmo que:
Se a carga fornecida pela linha for menor que aquela que o comutador de tensão está esperando, ou seja:
"comutador de voltagem em 220V, quando a tensão fornecida pela linha é de 110V"?
Não existe carga quando não há ação da força contra-eletro-motriz, o que equivale a dizer "quando não tem nada ligado".
A resistência (medida em Ohms), ao se opor à F.E.M. (medida em Volts) provoca uma corrente, que por sua vez é medida em Ampères ou, no caso, seus submúltiplos.
"acredito que a falta do processador esteja fazendo com que não haja carga suficiente para chaveá-la."
Bem, aqui a vaca foi pro brejo, pois, agora, tenho a impressão que "carga" não se refere à tensão entrante em desacordo com o que pede o comutador de tensão, mas ao somatório das cargas solicitadas pelos dispositivos instalados, ou seja: se a soma das cargas exigidas pelos dispositivos instalados não atingir um mínimo, a fonte não entra em atividade e a ausência do processador não está permitindo que esse mínimo de carga seja alcançado, é isto?
Podemos dizer basicamente que sim. Cada fonte tem sua circuiteria própria, e projetos eletrônicos diferentes. Embora se possa dizer que uma fonte está "sem carga" quando não existe
nada ligado à sua saída, "pode ser" que algum circuito em especial considere o consumo a partir de determinada quantidade de Miliampères.
Mas em geral, é quando a saída é zero mesmo, ou algo bem próximo disso.
"solta no espaço" quer dizer:
Se os conectores da fonte não estiverem conectados nos dispositivos (placa mãe, HD, CD-Rom etc.)?
Os conectores, no meu caso, estão conectados; só o processador não está instalado fisicamente na placa.
"Solta no espaço" é uma maneira figurada de dizer "sem nada conectado a ela".
"as experiências em branco" vão ficar sem um palpite, pois não sei absolutamente o que poderiam querer dizer.
Experiências em branco são um neologismo que eu inventei para designar "experimentos sem fundo científico", feitas apenas "por fazer" e sem que sejam tomados os cuidados profiláticos necessários para não dar nenhuma zebra. Não se ofenda, mas o fenômeno é muito mais comum do que se pensa. Muita gente por exemplo já andou estragando motherboards e memórias antes mesmo de ligá-las pela primeira vez, esquecendo-se da eletricidade estática, inimiga dos circuitos CMOS e similares.
No passado era muito comum pessoas montarem as motherbords junto com as espumas cor de rosa que as acompanhavam. D
isso resultava o sobreaquecimento e a queima da placa.
Quando falo em experiência em branco, é apenas uma advertência para previnir acontecimentos futuros.
E geral acontece de ligarmos coisas entre si e esbarrarmos em algo que não se nota (porque não funcionou naquele exato momento) e que pode dar zebra no futuro.
Ô, meu, toda essa coletânea de dicas me levam a crer que, embora a ventoinha tenha girado, só terei a garantia de que a fonte não está queimada se a tensão em cada fio estiver conforme nosso caríssimo Ian informou, é isto?
Conforme disse um pouco mais acima, isso depende de como foi elaborado o circuito da fonte. Nem sempre um simples multímetro é capaz de determinar se uma fonte está funcionando correta e rigorosamente dentro dos parâmetros esperados, mas na maioria dos casos esse aparelho pode ser um excelente indicador.
Observe também que as fontes ATX fornecem tensões diferentes entre si, em condições diferenciadas (filtrada e não-filtrada, positiva e negativa) e que nem todas as saídas são "a mesma coisa". Há projetos em que mesmo os "terras" são individualizados e que não se interligam.
Mesmo assim, valeram as dicas. Pra se efetivarem como tal, só preciso que responda a estas perguntas, sem esquecer das "experiências em branco", pois as coisas aqui continuam pretas!
Gratíssimo,
WGuedes
Sugiro que o amigo instale o processador, e experimente ligar a fonte por alguns segundos, tendo a motherboard como carga, porém sem os periféricos.
A ventuinha deverá rodar normalmente. Se não, desligue imediatamente.
Para desligar, puxe o fio da tomada, pois o interruptor "power" simplesmente não funcionará nesse momento.
Boa sorte!