Darkteist
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 20/12/2018 - 15:04h
Boa tarde, comunidade!
Então, sou secretário de um conselho de uma casa estudantil e objetivo em 2019 digitalizar boa parte dos serviços – ainda hoje, é tudo no pape: atas, memorandos, notificações e so on. Mas nesses casos, tudo é um pouco mais fácil de se pensar, inclusive já tenho algumas alternativas, mesmo que temporárias. O que me incomoda ainda é sobre como levar ao século XXI o sistema de protocolos na casa, mas preciso explicar primeiro como ele funciona.
O estudante morador quando quer, por exemplo, registrar justificativa de ausência em reunião obrigatória, pedido de transferência de quarto, recursos ou pedidos a departamentos administrativos, deve procurar a secretária da Fundação, que funciona somente em horário comercial, pedir uma folha de protocolo, preencher, e entregar ao funcionário responsável, que faz o registro do número de protocolo e data em caderno específico; em seguida, ele armazena em uma gaveta até um conselheiro ir buscar, isso poder demorar dias e dias. Depois de recolhido, o documento é analisado, deferido ou indeferido, assinado pelo conselheiro que analisou e retorna à secretaria – o que também demora, em média 2 semanas. Com vistas a agilizar isso, dando oportunidade ao morador de fazer o registro em qualquer hora, fora da secretaria, e facilitar seu acesso pelos conselheiros, necessito pensar em um método, de preferência que use software livre, para mudar esse quadro. Pensei em registro de protocolo por e-mail, em que o morador mande e-mail ao conselho e um software/site o numerasse adequadamente como número de protocolo junto a data, nesse modelo, deveria gerar uma relação de protocolos de igual forma. Estou aberto a sugestões, se vocês conhecem ferramentas que podem auxiliar nesse trabalho, por favor, gente, dá um help hahaha
Desde já agradeço,
Lucas C. Lopes.