danielmb
(usa Gentoo)
Enviado em 13/02/2012 - 11:18h
Existem várias formas de você gerenciar o seu LDAP.
Você pode migrar uma base existente tanto utilizando banco de dados quanto utilizando scripts de conversão, de uma base posix, utilizar um frontent como phpldapadmin entre outros existentes.
Mas lembre-se que para autenticação para plataformas Windows você precisa utilizar o Samba ou integrar a sua árvore do OpenLDAP com o AD.
eabreu escreveu:
Outra dúvida, como o ldap vai servir como base de dados para consulta, então é necessário autenticar servidores que rodam serviços como: postfix, apache, proxy, samba entre outros na base ldap ou apenas integrar os mesmos a base ldap ?
Pois se autenticar o essas máquinas que rodam esses serviços no ldap, só poderei logar com um usuário que está cadastrado na base ldap e consequentemente se o servidor ldap parar ou estiver com algum problema não conseguirei logar na máquina com um dos serviços indicados acima, correto ?
Você pode integrá-los ao LDAP, de forma que os mesmos utilizem uma base de dados centralizada para autenticação, provendo uma única informação de acesso. Pense em tempo de alta disponibilidade, criando servidores redundantes, para evitar indisponibilidade dos serviços.