Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 24/05/2010 - 15:18h
O mercado de trabalho nesse ramo apesar de não ser propriamente incerto (é um bom ramo, afinal de contas) segue tendências incertas.
Há alguns anos atrás, havia profissionais que eram regiamente remunerados através do RPG-II, que no frigir ds ovos era um simples report generator (gerador de relatórios).
Hoje ninguém mais pensa em trabalhar com determinados ambientes, linguagens ou tecnologias que já fizeram bastante sucesso no passado mas que perderam seu vigor com o advento de várias outras tecnologias diferentes adotadas modernamente.
Ninguém sabe ao certo qual será o futuro das coisas que cercam a atividade de usar o computador, seja qual for o nome que isso venha a ter: informática, computação, processamento de dados, T.I., ou se o lugar onde se trabalha tenha o nome de CPD, CI, TI etc.
Portanto o profisional deve conhecer MUITO BEM o básico e ir sempre expandindo seus horizontes segundo as tendências.
Não deve ficar limitado a um conhecimento muito restrito como uma única linguagem, uma única plataforma, um único tipo de hardware, uma só tecnologia, pois tudo isso é efêmero.
Cloud computing é uma boa? Sim, é.
Computação móvel também é, e por enquanto são novidades que parece que vão dar certo, mas não sabemos por quanto tempo.
Então, isso requer de todos nós uma boa preparação, mas também que tenhamos alguma porcentagem de sorte nas nossas escolhas.