O Ubuntu não dá dinheiro? [RESOLVIDO]

1. O Ubuntu não dá dinheiro? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/05/2011 - 08:29h

Pessoal, essa última semana vi em vários lugares, sobre uma entrevista em que o Mark "HardName" teria dito que o Ubuntu "ainda não é rentável". Ou seja, que ele não ganha dinheiro com o Ubuntu.

Sou novo no mundo Linux, mas sei que ele já era rico mesmo antes de criar o Ubuntu. Estaria ele fazendo uma gigantesca obra de caridade, esses anos todos?

Sempre li que a Red-Hat, é uma empresa exemplo na área de servidores, mas o caso da Canonical é diferente, pois o foco é o desktop.

E agora? Alguém aqui já sabia disso? Será que algum dia o Ubuntu fará o Mark HardName mais rico do que le já é?




  


2. MELHOR RESPOSTA

Raimundo Alves Portela
rai3mb

(usa Outra)

Enviado em 16/05/2011 - 09:39h

Eles podem ganhar com, suporte, certificações, desenvolvimento de customizações específicas, etc.

Tem que investigar se ele realmente disse isso, pois pode ser algum lance da concorrência :-)

Se ele disse, pode ser um lance de marketing, ou jogo de negócios, para desencorajar outros a entrar no mercado da Canonical, lucro com certeza ela está tendo! manter uma empresa do porte dela, desde + ou - 2003, com prejuízo, só se fosse uma empresa pública :-)

Abraços

3. Re: O Ubuntu não dá dinheiro? [RESOLVIDO]

Ciro Souza
cirofsouza

(usa Slackware)

Enviado em 16/05/2011 - 08:54h

Colega, existem inumeras forma de se ganhar dinheiro com o Linux. Desde a venda de distros até a a venda de soluções para sistemas mais robustos. Vamos colocar desta forma - o Ubuntu é como os carros de F1 - vc acha que algém ganha dinheiro com os carros em si? Não - os carros são laboratórios de teste para novas tecnologias que futuramente serão implementadas em carros comerciais (injecção eletronica, suspensão ativa, câmbio automático, etc). No linux é a mesma coisa - as distros servem de laboratório para aperfeiçoarem/desenvolverem sistemas mais robustos para aplicações específicas, pelas quais, empresas e pessoas vão pagar no futuro. Não há nada de "imoral" e nem "ilegal" em fazer isso - Mark Zuckerberg, Larry Page e Sergey Brin que o digam...


4. Re: O Ubuntu não dá dinheiro? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/05/2011 - 09:44h

Olá Rai, desculpe não ter colocado nenhum link:

http://br-linux.org/2011/mark-shuttleworth-fala-sobre-mudancas-no-futuro-ubuntu-11-10-windicators-e-...

http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2008/10/shuttleworth-afirma-que-linux-desktop_31.html

Não sei se essas fontes são as mais confiáveis.


5. Re: O Ubuntu não dá dinheiro? [RESOLVIDO]

Cristiano
sempreslack

(usa Slackware)

Enviado em 16/05/2011 - 09:49h

verdade, tem infinitas formas do cara ganhar dinheiro, mais com a idéia ubuntu, do que o ubuntu propriamente dito. Agora os cds serão vendidos, não mais dados a quem pedir. Isso ao meu ver é possivelmente uma pesquisa de mercado pra ver se as pessoas continuam comprando o ubuntu pelo site, não mais tendo de graça. Provavelmente, se confirmado, e acho q realmente será, possivelmente marcará a entrada do ubuntu no mercado empresarial, ou seja, possivelmente virá a ser como a redhat e o fedora.


6. Re: O Ubuntu não dá dinheiro? [RESOLVIDO]

Raimundo Alves Portela
rai3mb

(usa Outra)

Enviado em 16/05/2011 - 09:56h

Não creio nisso, mataria alguns usuários da distribuição, creio que vão continuar sempre disponibilizando a distro de graça mesmo, vender o CD não dar lucro, o lucro da Red Hat é o suporte.

A Canonical poderá fazer isso, e quando mais empresas usarem o Ubuntu, mais empresas vão precisar de suporte e customizações, então a empresa mais indicada é a FONTE :-), a própria Canonical.

Muitas empresas acabam preferindo o Debian mesmo, por ser mais robusto e livre de erros. Gostei do Mark reconhecer os erros do Unity: "Sim, embora eu reconheça que há problemas, não vou ficar satisfeito até corrigirmos muitos deles na versão 11.10."

Estava tentando decifrar o que ele disse no final:
"Não, e enquanto temos projeções que nos motivam confiança, também há razões para continuar empurrando o investimento rápido que iria crescer organicamente."

Agora empurrar o investimento que iria crescer depois, pode casar com o que o amigo disse acima.

Já estou me acostumando com o Debian :-)

E o LinuxMint é uma boa concorrência para o Ubuntu, acredito que os dois são ultimamente os grandes responsáveis pelo crescimento da adoção do GNU/Linux.

Abraços






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts