lekegf
(usa Ubuntu)
Enviado em 10/11/2011 - 22:24h
LIBREOFFICE
Antes de dizer porque vamos entender as diferenças entre BR/OPEN/LIBREOFFICE.
Primeiramente foi lançado o OpenOffice. Por questões judicias, aqui no Brasil ele tinha que ser distribuido com outro nome (pois já houvera uma empresa utilizando a marca OpenOffice). Então, o OpenOffice era distribuido no Brasil como BrOffice.
O OpenOffice era mantido por uma empresa privada, Sun Microsystems. Mais tarde, a Sun Microsystems foi comprada pela Oracle. A Oracle é uma empresa de caráter privado e é a atual responsável pelo OpenOffice.
Descontente com os rumos que a Oracle estava tomando, a The Document Foundation, uma organização independente composta em sua maioria por ex-desenvolvedores do OpenOffice, resolveu criar um novo projeto. Dai surgiu o LibreOffice, que atualmente é apoiado por diversas entidades, tais como Google, Red Hat, etc (veja a lista completa aqui:
http://www.documentfoundation.org/supporters/).
No começo, o LibreOffice continuou a ser distribuido no Brasil como BrOffice. A partir da última versão lançada, 3.4.4, o BrOffice passou a ser distribuido como LibreOffice, uma vez que não há mais ligações com o OpenOffice nem possíveis problemas judiciais (se bem que depois de instalado não sei se os programas da suíte levam o nome de Libre ou continuam com o nome BrOffice).
QUAIS AS VANTAGENS DO LIBREOFFICE PARA AS EMPRESAS?
- Multiplataforma (não sei que empresa é essa que usa 3 sistemas operacionais diferente);
- Gratuito (livre de licenças);
- Utiliza o padrão mundial ODF;
- Compatível com as principais suítes do mercado, incluindo o Microsoft Office.
Esse são alguns pontos, confira todas as vantagens no site:
http://pt-br.libreoffice.org/bem-vindo/
Com o LibreOffice você pode editar textos e planilhas, visualizar e criar apresentações, desenhos vetoriais e banco de dados. Enfim, tudo que uma suíte de escritório a nível profissional tem a oferecer.
Em relação ao Microsoft Office deve ter algumas diferenças técnicas, mas só um profissional no assunto para poder detalhar melhor.
Quanto a extensão dos arquivos...
ODF é o padrão mundial, e embora a ultima versão do Microsoft Office ofereça suporte a esses tipos de arquivo, a Microsoft possui um formato independente. A partir da versão 2007 do Microsoft Office foi lançado um novo formato, cujas versões mais antigas do suíte não oferecem suporte.
Se pretende adotar uma suíte de escritório livre para sua empresa, é recomendado que toda empresa trabalhe com formatos livres (ODF). Porém, se preferir, você pode alterar as configurações padrões para outro formato. Defina um padrão para sua empresa e a maioria dos usuários nem vai perceber se a extensão do arquivo é X ou Y.
QUAL SUÍTE DE ESCRITÓRIO É A MAIS USADA?
Cada vez mais as empresas públicas e privadas estão procurando alternativas para softwares proprietários. Muitas delas já migraram ou estão migrando para o Br/LibreOffice. Para manter a inter-operabilidade, empresas que ainda operam com o Microsoft Office muitas vezes possuem o Br/LibreOffice instalado em suas máquinas, pois é mais viável instalar o Br/LibreOffice do que gastar dinheiro atualizando para uma versão mais recente do Microsoft Office que ofereça suporte aos padrões mundiais.
Escolher o LibreOffice está deixando de ser uma opção, ou instala ou sua empresa fica para trás.