Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 19/12/2009 - 09:43h
Vamos por partes:
- Não entendi bem o que significa um HD "totalmente particionado";
Se fosse colocar o Windows, a partição (ou partições) teriam de ter o mesmo formato de arquivos correspondente à versão a instalar FAT16, FAT32, NTFS ... ;
E para colocar Linux também há diferentes sistemas de arquivos: ext2, ext3, ReiserFS ...
Portanto, as partições em um HD dependem especificamente daquilo que será instalado.
-Esse PC está bastante defasado não somente quanto aos recursos que certamente lhe faltam, quanto a velocidade de clock e memória RAM, que é insuficiente para poder rodar uma interface gráfica de forma confortável.
192MB seriam um mínimo a ser considerado, sendo 256MB um número mais realista.
-Devido às limitações acima mencionadas, deve-se considerar que a versão do kernel também deve estar limitada a 2.4.x, visto que as versões mais atuais são notadamente mais "pesadas".
-Em termos de Linux acho que o ideal seria realmente o Succi (porque está em Português, e isso é muito importante para a grande maioria dos usuários brasileiros).
Também existe um projeto do Damn Small Linux em Português, que seria igualmente interessante.
-Em termos de Windows, creio que a sua utilização seria prejudicada, visto que as versões mais novas não rodariam nesse micro.
As melhores versões nesse caso seriam o Windows 95 que rodaria bem rápido ou ainda o Windows 98.
Infelizmente porém, além de não existir mais suporte (oficial ou paralelo) para nenhuma dessas versões, já não se encontram mais alguns acessórios importantes como antivirus e antitrojans;
E mesmo antigos aplicativos estão sumindo dos sites de download.
Dessa forma, instalar Windows seria apenas para finalidades didáticas ou históricas.
-Para instalar atualmente um Linux que seja realmente produtivo, deve-se procurar conhecer os aplicativos que vem na distro.
Usuários que não sejam fluentes em Inglês sentir-se-ão desconfortáveis para usar qualquer distro mais antiga, pois em geral essas não são traduzidas para nosso idioma, e a falta de caracteres gráficos especiais (acentos, cedilha, etc.) incomoda bastante.
Por isso, recomendo esses projetos que foram traduzidos para o Português.
Mesmo que seja o Português "europeu", será bem melhor que em Inglês.