Enviado em 31/05/2011 - 21:05h
Olha, por "Leitor de CD" vc quer dizer um Leitor-Gravador de cd-DVD moderno?
porque os primeiros "Leitores de CD" não queimavam, só liam, depois apareceram os "gravadores de CD", (Eu tenho um, Optorite) que só queimavam CDs e liam CDs, depois apareceram so que queimavam apenas CDs e liam CDs e DVDs, e finalmente os Multi, que leêm e queimam qualquer mídia.
Portanto se for um gravador de CD antigo, pode ser que ele só queime CDs e não queime DVDs.
Mas se for moderno e parou de funcionar, e antes funfava, parece problema de hardware, é problema dele.
Aquele pino atrás dele se chama "Jumper", e no caso dele ser seu único drive CDROM, dele estar na posição geralmente para IDE Master ( se vc tem HDD SATA) ou IDE SLave (Se você tem HDD IDE). Na BIOS, mesma coisa.
duas coisas, veja na BIOS se ele está sendo reconhecido corretamente, como leitor gravador, e depois tente limpar as lentes do bloco ótico, usando um CD de limpeza, que fabrica, a Clone, por exemplo, e custa barato. Rodando esses CD ele limpa.
se não funcionar, abra a CPU, retire o CDROM e leve-o a uma Oficina, porque é problema de hardware.