Lubuntu e Ubuntu instalam no meu PC mas não iniciam [RESOLVIDO]

13. Re: Lubuntu e Ubuntu instalam no meu PC mas não iniciam [RESOLVIDO]

Wilton Venezes
killerpacman

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/08/2012 - 01:48h

lcavalheiro escreveu:

Rapaz, deixa eu te fazer uma pergunta: na hora de instalar o GNU / Linux, no momento de particionar o disco você está usando o particionamento automático? Se a resposta for sim, já te conto como resolver seu problema, mas pra explicar vou contar uma historinha.
Esses dias comprei um note Dell Inspiron com Ubuntu instalado. Eu não gosto do Ubuntu, mas resolvi testar assim mesmo, e estava dando esse mesmo problema que o seu: não saia da tela preta. Mas três anos de Slackware na mente me ensinaram muita coisa. Peguei o DVD do fofuchinho do papai aqui e verifiquei o particionamento que a Dell havia feito no note. Resultado: não havia partição swap! Peguei um CD do Ubuntu e instalei no automático (meia garrafa de Montilla faz a gente ter essas idéias ruins). Resultado: instalou sem partição swap, e não ligou nem por reza braba!
Resultado: eu instalei o Ubuntu, mas eu fiz o particionamento manual. Deixei 4GB de swap (pro seu computador é o ideal), 20GB pra raiz (/), 100GB pro /usr e o resto do HD deixei pra /home. Depois instalou normalmente e nunca mais tive problemas (exceto, é fato, por usar uma distro que eu não gosto, mas em nome da praticidade a gente faz esse tipo de coisa).
Se você é leigo nesse lance de particionar discos, eu recomendo fortemente dar uma lida no assunto antes de se aventurar a fazer.

Cara, na real to usando sim o particionamento automatico. Ate sei particionar um HD, mas nao no linux. sei via FDISK e tal mas e completamente diferente do linux, pelo que percebi. Coisa de Swap, Root e etc rs. Acho que vou tentar aprender a particionar ele entao e reinstalar pra ver. To fazendo de tudo pra nao voltar ao Windows.



  


14. Re: Lubuntu e Ubuntu instalam no meu PC mas não iniciam [RESOLVIDO]

Wilton Venezes
killerpacman

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/08/2012 - 01:53h

Se alguem tiver uma dica legal sobre como particionar, agradeco muito!


15. Re: Lubuntu e Ubuntu instalam no meu PC mas não iniciam [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 21/08/2012 - 02:03h

madrugada escreveu:

lcavalheiro escreveu:
(...)20GB pra raiz (/), 100GB pro /usr e o resto do HD deixei pra /home(...)

100GB pra /usr??? Com todo o respeito, eu rodo o Slack64 em 10GB, só deixo a /home separada.
O meu é um Celeron @430 1800MH.


Assim, essa configuração foi pro note em Ubuntu, que eu não sei o quanto consome dessas partições. Fiquei com medo de deixar coisa de menos então preferi exagerar ;-) E, além disso, o HD é de 500GB, então problemas com espaço na /home também não vou ter ;-)


16. Re: Lubuntu e Ubuntu instalam no meu PC mas não iniciam [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 21/08/2012 - 02:17h

killerpacman escreveu:

Se alguem tiver uma dica legal sobre como particionar, agradeco muito!


Pra particionar tenho algumas dicas úteis:

1) Crie uma partição swap no início do disco. O tamanho dela deverá ser o dobro da memória RAM instalada. Este é um ponto polêmico, eu sigo a regra UNIX-like, mas tem gente que vai dizer que 2GB já dão e sobram. É coisa de gosto, mas eu prefiro o confiável.
2) O GNU / Linux considera todas as partições como diretórios no diretório-raiz, que é o / - isso mesmo, nada de c:, d:, pdp:. A swap é a única excessão à regra. Dentro da raiz tem alguns diretórios especiais:
- /etc, onde ficam as configurações do sistema;
- /usr, onde ficam os binários (programas) e bibliotecas;
- /home, onde ficam os arquivos dos usuários.
- /boot, onde ficam os arquivos necessários pro boot do sistema.
A princípio, você pode montar uma partição em qualquer diretório da árvore, mas na prática se você mantiver /boot e /etc em partições separadas da raiz você pode encontrar dificuldades na hora de inicializar o sistema.

Dito isso, eu recomendo a criação de quatro partições:
1) A swap, que a gente já viu lá em cima;
2) Uma para a raiz (/);
3) Uma para a /usr
4) Uma para a /home

Explicando: se der pau no sistema e você precisar reinstalar tudo, você não perde os programas que instalou ou seus arquivos de usuário. Não existe um registro de sistema no GNU / Linux, então para que um programa rode basta que ele esteja na pasta certa e as bibliotecas que ele use estejam também nas pastas certas - quase todas elas dentro de /usr. Você vai perder as configurações do sistema, mas isso não é o fim do mundo, não é?
Quanto ao tamanho das partições, isso é questão de gosto. O amigo madruga se espantou com o tamanho da minha /usr no notebook com Ubuntu, mas como eu instalei muita coisa pra compensar estar usando uma distro que não gosto então acho que ficou redondo. Como referência, você deve manter sua partição swap com o dobro do tamanho da sua RAM. Deixe 10GB ou 20GB pra raiz (/), dependendo do uso que você for fazer. 10GB é o que se recomenda em geral, enquanto se você mexer com muita configuração específica é bom deixar os 20GB. Deixe uns 20GB a 40GB na /usr se você não for instalar muita coisa, ou deixe mais se precisar. Deixe o resto pra /home, que é onde você vai precisar mais. Lembre-se, isso é questão de gosto e é assim que eu costumo fazer. Lembre-se, com o gparted você pode alterar isso tudo depois.
Qualquer dúvida posta que estamos à disposição por aqui.


17. Re: Lubuntu e Ubuntu instalam no meu PC mas não iniciam [RESOLVIDO]

Wilton Venezes
killerpacman

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/08/2012 - 02:30h

com as dicas do amigo consegui particionar legal, muito obrigado! agora estou instalando o programa e rezando pra dar rs


18. Re: Lubuntu e Ubuntu instalam no meu PC mas não iniciam [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 21/08/2012 - 02:33h

Posta depois o resultado.


19. Re: Lubuntu e Ubuntu instalam no meu PC mas não iniciam [RESOLVIDO]

Wilton Venezes
killerpacman

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/08/2012 - 09:56h

As particoes realmente ficaram bem feitas e certas, porem meu PC teimoso insiste em nao ligar. Ainda trava na mesma tela - pouco apos iniciar ele checa algumas coisas, depois tenta ler o boot do CD, reconhece que nao tem CD no drive e comeca a dar boot no HD, ai entao fica a tela do mesmo jeito, toda preta, e fica travada com a luz que indica que o computador ta computando acesa direto. Acho que infelizmente nao vai ter jeito nesse PC.


20. Re: Lubuntu e Ubuntu instalam no meu PC mas não iniciam [RESOLVIDO]

Wilton Venezes
killerpacman

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/08/2012 - 10:38h

Bem amigos, tendo em vista que o problema nao e como eu esperava quando abri o topico - de nao iniciar Ubuntu e Lubuntu, mas sim de nao iniciar nenhuma distro de linux -, vou dar este topico como encerrado e abrir um novo dizendo que meu PC nao inicia nenhum tipo de linux. Obrigado a todos que ajudaram!


21. Re: Lubuntu e Ubuntu instalam no meu PC mas não iniciam [RESOLVIDO]

Rodrigo
RodrigoRDA

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/11/2012 - 21:00h

RESUMO: Desabilite as opções ACPI na Bios (todas elas) e use somente teclado PS2 (e talvez o mouse PS2 também).


MENSAGEM COMPLETA:

Cara eu passei por um problema um pouco parecido com o seu e acabei levando uns 5 dias inteiros ou mais para conseguir resolver.

Meu computador: Placa-mãe: Asus P5PE-VM | Processador: Intel Core 2Duo E4400 (2GHz) | Placa de vídeo: Nvidia 7800GS de 256Mb (AGP) | HD Samsung 200GB (IDE) | Mouse USB Microsoft | Teclado Multimídia Microsoft (USB).

Situação: Tentei primeiramente instalar o Linux Mint 13 (KDE) e ao dar boot pelo CD, logo na segunda tela de instalação fica congelada numa tela cinza claro com o cursor branco piscando e não sai disso.
Então tentei instalar o Mint 13 (Cinnamon) e o mesmo problema anterior. Então baixei o OpenSuse 12 (versão de DVD) que ficou a noite toda baixando, e quando fui tentar instalar deu erro fatal durante a instalação e não deixou instalar (tentei várias vezes, e sempre o mesmo erro). Depois disso tentei instalar o Ubuntu 12.04 e nada também.
Comecei a varrer a internet atrás de ajuda e vi várias dicas como: atualizar Bios, desabilitar os recursos ACPI na Bios da placa-mãe, trocar o drive de CD/DVD (tentei 3 drives diferentes, de marcas diferentes, um deles USB, os outros 2 IDE), etc. Tentei todos e nada resolvia. Teve uma hora que, de tanto eu fuçar na bios, até consegui instalar o Ubuntu (porém o mesmo levou umas 4 horas para instalar e, quando abriu, ficou extremamente lento para usar e travando o tempo todo.

Entre uma instalação e outra, eu sempre instalava o Windows 7 para formatar o PC (sim, sou leigo e não sei formatar o Linux com o próprio Linux, até porque, no meu caso nem dava). Nesta brincadeira toda instalei o Windows uma 4 vezes, só não deixei ele instalado (que seria o melhor para mim) porque não poderia ativá-lo, uma vez que ele é original e já está em uso em outro computador da minha casa (e sou totalmente contra pirataria, portanto não a faço).


______________________

SOLUÇÃO (no meu caso):
______________________

Tentei uma última coisa: Desliguei meu teclado USB e também o mouse USB e conectei mouse e teclado PS2 que tinha aqui encostado num canto, sem uso e, após formatar o PC novamente, tentei novamente instalar o Ubuntu 12.04. Para minha surpresa e alegria, o mesmo instalou super rápido e rodou leve feito uma pena.
No dia seguinte fui tentar ligar o teclado USB novamente e o Ubuntu ficou travado (congelado) na tela roxa de inicialização (sem nada escrito na tela). Então desconectei o Teclado USB e liguei o PS2 e reiniciei o PC (pelo botão RESET do gabinete). Aí apareceu uma tela para recuperar o Linux e escolhi fazer a recuperação (segunda opção da lista) e tudo voltou ao normal.

Depois de várias tentativas, cheguei a seguinte conclusão: A combinação "Linux + minha placa-mãe" não suportam o meu teclado multimídia USB durante a inicialização do sistema Linux (e eu perdi 5 dias para descobrir isso... é de chorar em alemão!!!).


Como resolvi o problema: Como eu gosto muito do meu teclado (USB), eu deixei um teclado PS2 conectado o tempo todo no PC (o teclado PS2 fica escondido, sem uso, num local que ninguém vê, apenas conectado, pois o Linux não inicia sem ele) e, toda vez, após ligar o computador e o sistema carregar, aí sim eu conecto o teclado USB para usá-lo (funciona normalmente simultaneamente com o teclado PS2). Quando desligo o PC tenho sempre que desligar o teclado USB para evitar que alguém ligue o PC com ele conectado (caso isso ocorra, tenho que reparar o Linux utilizando o teclado PS2, que eu não desconecto nunca). E assim vou usando o meu Ubuntu 12.04 feliz da vida. Que por sinal é de longe o melhor e mais bonito Linux que eu já mexi até hoje. Show de bola! (Mas não troco meu bom e velho Windows Vista [original], que tenho em outro PC, por nada.).


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PS:
1) Tudo isso deu certo quando eu desabilitei as duas opções de ACPI na seção de energia da Bios da minha placa-mãe (não cheguei a testar, depois que o Linux rodou de boa, ligar a ACPI; nem vou testar, depois de 5 dias inteiros fuçando neste PC... nem a pau Juvenal; na minha Bios ninguém rela mais! kkkkk)

2) O Linux Open Suse 11.04 foi o único que instalou e rodou normalmente desde o início, mesmo com ACPI ligado e com o teclado Multimídia USB conectado. Só não deixei ele porque além de estar desatualizado, não detectou automaticamente meu Wireless e eu achei ele muito feio, difícil e chato de mexer (gosto pessoal não se discute). Os Windows Vista e Seven (que tenho os DVDs originais) também nunca apresentaram problemas com este teclado, nem na instalação, nem durante o uso, portanto a culpa não é do teclado, mas sim das versões Linux que testei e talvez também da minha placa-mãe que é muito "capada" e não apresenta muitas opções para configurar na Bios (além da Asus ter abandonado o suporte para ela).

Espero que este post possa ajudar alguém que está na mesma situação que eu estive. Escrevi ele usando o Ubuntu 12.04 (para mim o melhor sistema operacional, depois do meu Vista que eu personalizei e uso desde o lançamento, em outro PC com configurações bem superiores a este que citei).

Deus abençoe!



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts