Diede
(usa Debian)
Enviado em 19/09/2009 - 10:23h
Sugeri deixar o "/" do Debian (e consequentemente o /boot) em uma partição primária, pois o Grub será instalado nele, e este (grub) gerenciará a inicialização dos outros sistemas.
Se já tem o Windows, beleza. Eu geralmente não deixo o Windows na primeira partição, pois a partição dele geralmente é a primeira a precisar ser formatada... (digo, em termos de frequencia de "danos").
Você pode criar, no entando uma partição primária para o Linux, outra (primária também) para o FreeBSD e alocar o resto como lógica.
Quanto a não deixar primária e lógica juntas, desconheço um bom motivo para isto. Não há, de fato qualquer restrição, pelo que eu saiba. Se você usasse apenas um tipo de partição, ficaria limitado, pois o label msdos permite apenas 4 partições. (Imagine um HD daqui a alguns anos, de 50TB de cabacidade, sendo obrigado a ter 12,5TB em cada partição... ter que criar uma partição de 12TB para instalar o DSL, de 50MB, por exemplo...)
Uma das restrições que disseram, poderia ser o fato de que se a partição extendida for danificada, as suas sub-partições se perderão. Só que isso não é um aparente problema, já que sendo só primária ou primária+secundária, apagar um simples MBR também sumiria com tudo.
Na verdade, a única restrição que vejo é o fato (ao que sei) da partição extendida/secundária não poder ser a partição ativa, e logo, não dar boot diretamente.
Isso não é uma restrição em sí, afinal jogando o Grub na primeira partição (geralmente a ativa), ele já gerencia tudo.
Pelo que procurei brevemente, uma partição extendida está limitada a 24 sub-partições, o que te possibilitaria por exemplo jogar o Linux na primeira partição primária, e o Grub dele gereciar seus 24 windows diferentes nas sub-partições (partições lógicas).
PS: Eu ACHO que uma partição secundária não pode ser ativa. Corrijam-me se eu estiver enganado...
"Como você montou aí, posso deixar Slackware/Debian na partição primaria e o /home na logica? isso não da problemas?"
Sim, não vejo problemas nisso.
O home pode ficar tranquilamente na lógica, afinal não se espera que haja algum tipo de sistema operacional que vá dar boot no /home..