removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 13/01/2013 - 15:20h
albfneto escreveu:
apenas uma ressalva, @erisrir...
Olha, não acho vantajoso usar FAT32, qualquer arquivo grande ou com nome longo que for gravar vai dar problema.
FAT32 é obsoleto e não sei pq os fabricantes insistem em fazer pendrives com esse sistema de arquivos.
Minha opinião, se vai usar a partição para gravar coisas que vai usar em linux e windows, formata em NTFS e não em FAT32.
Indiquei que criasse o sistema de arquivos em FAT32 devido:
1 - O pendrive é de apenas 4GB(O tamanho máximo para arquivos no FAT32 é de 4GB), logo não tera problemas quanto a isto.
2 - Não sei em que dispositivos/finalidade ele utilizara o pendrive alem do computador.
Infelizmente a maior parte dos equipamentos de DVD, "Home Theater" e aparelhos de som automotivos(Entre outros, onde se possa utilizar um disco USB) não suportam o NTFS(A MS criou o EXFAT para arquivos maiores que 4GB, mas se não me engano, só funciona do Vista pra cima e em aparelhos mais recentes).
Quanto aos fabricantes disponibilizarem, acredito ser devido a esta "compatibilidade" e a simplicidade deste sistema de arquivos(Baixo consumo de recursos do Chip controlador, por parte do equipamento que ira ler/escrever no disco).
*Pena é não utilizarem um padrão aberto para o sistema de arquivos, mas...
O limite para nome de arquivos no FAT32 é de 256 Caracteres, dificilmente nomeamos arquivos com mais do que isto(talvez ao fazer download de uma pagina via navegador).
Uma outra questão que antigamente se levantava, éra quanto ao numero de ciclos de escrita das memorias do tipo "flash".
Recomendava-se não utilizar elas com sistemas de arquivos com "Journaling" (EXT3,(J,X,Reiser)FS, NTFS) para não comprometer a vida útil(Lembro de ter partições em FAT32 e EXT2 no pendrive), mas acredito que não mais se aplica aos equipamentos novos(Exceção para alguns cartões "SD" de baixo custo).
Eu só crio partições em pendrives utilizando NTFS, para utiliza-los em PCs e quando a capacidade é maior que 4GB(No meu pendrive de 16, mantenho uma de 4GB em FAT32 e os 12GB restantes em NTFS).
Para o HD externo, mantenho uma partição de 8GB em FAT32 e outra maior em NTFS.
Ja para cartões de memoria, sempre deixo em FAT32(Devido aos dispositivos que possuo não serem compatíveis com NTFS ou outro sistema de arquivos).
*Obviamente não pensei em todas estas questões ao responder o post, mas com o tempo, fazermos as coisas "automaticamente" de acordo com o que aprendemos e julgamos correto.