LckLinux
(usa Slackware)
Enviado em 08/07/2020 - 14:26h
Nerdiarretado escreveu:
Saudações amigos (as)!
Comprei um SSD e gostaria de solucionar algumas dúvidas que permeiam meu entendimento. SSD Lexar NS100, 256GB, SATA.
Tenho um i3, com 4gb de ram e uso para programar (react) usando o VS Code, e tenho muitas raivas com travamentos, então decidi comprar um, pois me falam que melhora muito o desempenho da máquina.
1 - Quando eu colocar ele, preciso fazer alguma alteração na minha BIOS?
2 - A instalação de uma distro (no meu caso Arch) tem alguma diferença em relação a instalação em um HD normal?
3 - Preciso instalar algum software para ajudar no desempenho?
4 - Preciso tomar algum cuidado, usando um SSD?
5 - Como poderia fazer um particionamento "produtivo"? (uso muito nuvem, então quase não uso hd para salvar minhas
Boa tarde.
Respondendo:
1- A princípio não. Normalmente a tua placa reconhece o SSD (cabe a você selecionar a ordem de boot certa pra instalar o Arch, para o caso de resolver manter o HD também (para backup, dados, etc...), Tenho um SSD com Arch instalado (inicializa muito muito rápido). Na BIOS deixei AHCI e uso legacy/MBR (como disseram, você pode usar UEFI/GPT para instalar, eu não fiz porque não quis, não gosto).
2- A instalação do Arch não muda, em um HD ou SSD (o método é o mesmo, da Wiki na homepage da distro)
3- Não me ocorre a instalação de nenhum software para ajudar no desempenho do Arch num SSD (voa, pelo menos aqui).
4- Eu costumo evitar ficar formatando e instalando/reinstalando toda hora, só isso. Sim, eu reservo uma Swap para o Arch, mas como nunca é preciso usar (são 16gb de RAM) o argumento de que, supostamente, desgastaria o SSD nem me esquenta a cabeça. Tenho esse SSD há um ano. Já caiu energia duas vezes aqui. Sem problemas, tudo ok.
5- Olha, apenas por exemplo: uma partição para o sistema / outra para /home e outra para swap (todas primárias? Pode ser, são várias as possibilidades.Aqui, coloquei um HD que eu já tinha para montar automaticamente, quando o Arch entra (dá pra fazer editando o Fstab ou com softwares tipo "gnome-disk-utility", fácil), e esse HD fica como um backup contendo videos, musicas, filmes etc....deixando o SSD mais livre.