pbonfanti
(usa Debian)
Enviado em 31/07/2018 - 15:46h
Denilson25 escreveu:
Olá pessoal,
Tudo bem?
Estou com um pequeno e vim solicitar ajuda de pessoas experientes.
Trabalho em uma empresa na parte de Infra e utilizamos o PfSense, preciso bloquear alguns sites como Facebook(CONSEGUI), Youtube(NÃO CONSEGUI), Spotify(CONSEGUI), NetFlix(NÃO CONSEGUI).
O Facebook e o Spotify eu apenas criei uma identificação no Alias e depois atribui em uma regra funcionou perfeitamente, porém o Youtube e Netflix eu não consigo fazer isso porquê acho que tem diversos caminhos, diversos IPs, na verdade o Youtube eu consegui porém bloqueou os aplicativos do Google e aqui precisamos utilizar o Drive, Planilha no Docs, etc.
Muitos vão perguntar se eu já tentei com Squid/SquidGuard, já tentei sim, porém ele não atende a necessidade da empresa porquê tem algumas pessoas que precisam de acesso a todos sites sem bloqueio nenhum e eu percebi que com Squid eu não tenho essa flexibilidade, mas com Alias/Rules eu tenho, porém que bloqueia os apps do Google e não funciona com alguns site...
Alguém tem algum direcionamento para eu conseguir realizar os bloqueios com mais funcionalidade e flexibilidade ?
Obrigado pessoal!
Não estou usando o pf sense mas que me lembre é possível escrever algumas linhas no arquivo conf, antes da parte que chama o squidguard a atender a sua necessidade.
Sobre serviços como o google drive, etc você vai precisar criar regras do squid que usem "url_regex" para criar uma whitelist dos serviços que você quer liberar,libera acesso a eles, e na sequencia você cria uma blacklist dos serviços que quer bloquear. O simples bloqueio de domínio 'dstdomain' não vão servir pro seu caso.
O grupo VIP deve ser definido antes de todos os outros, pode ser um conjunto de ips ou usuários dependendo do seu método, mas com regra 'allow all' que vai garantir que acessem tudo.
Exemplo de bloqueio de um video especifico por url_regex:
# Block YT clips
acl yt_clips url_regex .youtube\.com\/watch\?v=lr_m3GW5Cws
http_access deny yt_clips
Você precisará pesquisar exatamente quais padrões de URL você quer passar batido e quais bloquear, e editar as acls diretamente no seu squid.conf ou no squidgard se ele permite essa sintaxe (eu não uso ele, então não faço ideia).
Para as páginas em https você precisa usar "deny CONNECT"