diegomrodrigues
(usa Ubuntu)
Enviado em 03/07/2022 - 10:21h
Gestão da Equipe de Desenvolvimento
KANBAN
Para gerenciar a equipe do seu negócio, o que está sendo desenvolvido, utilize o Kanban, que pode ser aplicado em projetos que estão mais abertos a mudanças ou em times que podem ser alterados a qualquer momento.
O Kanban é uma metodologia que nasceu nas fábricas da Toyota. Ele surgiu como um mecanismo de controle de estoques, que rapidamente foi incorporado em outras rotinas. Hoje, essa metodologia é vista por muitos gestores como uma forma mais inteligente e precisa de gerenciar rotinas e, assim, atingir melhores resultados.
O foco do Kanban está em otimizar o fluxo de tarefas, tornando a distribuição de rotinas mais simples e prática: todas as tarefas são distribuídas em um quadro e separadas nas seguintes categorias:
- Para executar (To do);
- Em andamento (Doing);
- Finalizado (Done).
Também chamado de Kanban Board, esse quadro pode ser adaptado conforme as necessidades do negócio. A ideia, nesse caso, é facilitar o acompanhamento da distribuição das tarefas e a sua evolução.
CERIMÔNIAS DO KANBAN
As cerimônias do Kanban permitem visualizar melhor o andamento do trabalho e identificar possíveis entraves para o andamento das demandas, melhorando o fluxo dos processos.
Seguem as 3 principais cerimônias do Kanban: Cadências de reabastecimento (replenishment meeting); Workflow Kanban Meeting e Flow Review.
CADÊNCIA DE REABASTECIMENTO
A cadência de reabastecimento permite que as equipes selecionem as demandas e reabasteçam a coluna “Para executar” para que não fiquem sem trabalho no próximo período. Geralmente, é uma cadência que envolve reuniões semanais ou quinzenais, que duram até 30 minutos.
WORKFLOW KANBAN
Já a Workflow Kanban Meeting envolve as equipes do serviço em uma conversa colaborativa sobre o status do trabalho, filas entre os estágios e problemas que afetam o fluxo de trabalho. Esta cadência tem reuniões semanais, com até 50 pessoas, durando no máximo, 20 minutos.
No caso de organizações mais maduras, elas podem apenas discutir os itens que estão bloqueados no board e não discutir todos os tickets. Durante a Kanban Meeting, deve-se lembrar de gerenciar o trabalho e não os trabalhadores.
Nesta etapa, os problemas identificados são resolvidos após a reunião por membros da equipe por meio de conhecimentos e habilidades relevantes.
FLOW REVIEW
Por fim, a Flow review desenvolve uma compreensão quantitativa inicial do serviço prestado, facilitando o planejamento do trabalho e melhorando a previsibilidade. As reuniões ocorrem duas vezes por mês, com até 30 minutos de duração e não precisam de toda a equipe.
Para a Flow Review são necessários alguns dados como: distribuição da demanda por tipo de trabalho, intervalo de tempo do bloqueador por causa, intervalo de defeito e tempo de retrabalho por causa e itens de trabalho por idade.
Atenciosamente,
Diego M. Rodrigues