wguedes
(usa Ubuntu)
Enviado em 20/09/2012 - 22:05h
Srs. Linuxeres Bruno e Rei
Ces tão afim de dar uma força ou de dar esporro?
Aceito esporro também, desde que o mereça e não entendi o motivo das broncas. Vou tentar explicar:
Tava tudo indo muito bem, o sol se pondo à tardinha e nascendo pela manhã, até que um dia pintou a necessidade de editar um vídeo e, com ela, uma tremenda tempestade. Eu fazia isto no Windows Movie Maker, Windows, claro.
Comecei, então, a procurar um editor para o Linux e fui tropeçando em alguns até chegar ao LiVES e não conseguir ir muito longe.
Depois de muita pesquisa sem solução, pedi, como de praxe, um help aqui no VOL.
Alguém me sugeriu o Cinelerra.
Eu já estava meio descrente de que seria, o Cinelerra, a solução dos meus problemas, mas mesmo assim, resolvi arriscar. Não é que parece muito bom?
Todo animado, comecei a aprender a operá-lo: muita coça, eu levei e, ainda, estou levando. Mas tá saindo.
Bem, a edição começou a crescer e o computador a dar pau. Na verdade, acho que foi o Cinelerra que começou a dar pau, por estar precisando cada vez mais de memória e consumindo todos os 4GB de que o PC dispunha.
Voltei a pesquisar e, depois de muito, findei onde? No VOL, claro, onde, pesquisando, esbarrei com alguém pedindo um help para partição - aquele onde o nosso caríssimo Rei fez a tal, boa – e por isso aceita – sugestão de "criar um tópico específico sobre o Cinelerra".
Mencionado que foi lá, o GPARTED, resolvi dar uma olhada no meu. Comparando o meu com um passo-a-passo para fazer particionamento com o GParted que encontrei em pesquisa,fiquei na dúvida quanto à eficácia do meu. Por isso e pela tal miopia, juntei tudo num só pedido de ajuda.
Acabo de ver e informar que responderia aqui às sugestões que o Rei e o Icavalheiro fizeram no tópico onde comecei esta novela. Minha resposta a vocês é a seguinte:
Caros Rei e Icavalheiro
Muito obrigado, mesmo, pelas dicas.
Bem, o Rei disse que “...deixaria a partição "/home" tbm como ext4...”; “...não vejo motivo para a partição estendida; e “se acaso fizesse essa partição estendida, também colocaria dentro dela o home e a raíz, e não o home e a swap.”.
Gostei desse posicionamento.
O Icavalheiro disse:
“1) Se você pretende usar mais do que quatro partições, a swap preferencialmente fica em uma partição primária. Ela vai ter muito I/O e portanto é um pouco mais sujeita a erros, por isso precisa ficar em uma partição primária. Do mesmo modo, ela deve ficar no início do disco por questões de eficiência.
2) Você não pode redimensionar uma partição enquanto ela estiver montada, principalmente se nessa partição ficar a raiz (o "/") do sistema. Use o LiveCD do GParted, como os amigos recomendaram.
3) O Ubuntu oferece a opção de fazer um particionamento automático dos discos rígidos - mas o trabalho não fica devendo em nada à "qualidade" dos OS da MS. Aliás, particionamento automático é uma coisa tão do capeta que nem a MS permite que isso seja feito em seus sistemas. Então fica a dica ;-)”
Esse posicionamento também foi SHOW, mas como disse antes, essa minha miopia informática é “ph”. Então, permitam-me as seguintes asneiras:
1 - O que justificaria usar mais de quatro partições? Quando particionei, o fiz totalmente sem noção. Aquela de 1,02MB (Não alocada) ficou lá porque eu não sabia como evitá-la.
2 – Meu HD tem, então, três partições (sda1, sda2 e a “não alocada”), sendo que a sda2 abriga sda5 e sda6. Entendo que a sda1 seja a partição primária (será?). Tenho como passar a swap que está na sda5 para a sda1, sem fulminar minhas monstruosas criaturas?
3 - Ficar no início do disco? Como determino isto?
4 – Na resposta 2, com relação à raiz, é o meu caso, ou seja, a minha partição primária é mesmo a sda1 que contém a raiz?
5 – Ainda na resposta 2, você quis dizer “Use o LiveCD do GParted” ou seria o inverso? Existe um Use o LiveCD do GParted? O que eu sei é que o LiveCD traz o GParted incluído, ou mais uma vez, mifu?
6 – Resposta 3: Particionamento automático entendo que seja o que o sistema sugere quando da instalação. Há como fazer um REparticionamento automático? Acho que sim, já que nem a MS a permite em seus sistemas.
Hoje cedo, fui à rua e voltei com mais 4GB de RAM e os pus no PC. Depois chamei o Cinelerra e fiquei observando para saber se ele iria comê-los. Resultado: NÃO SEI! É, não sei mesmo, pois continua dando pau.
No terminal comandei “Free” e o resultado foi positivo, ou seja, os, agora, 8GB de RAM estão lá! Não satisfeito, entrei na BIOS e lá estavam eles, felizes e confortáveis. Só o Cinelerra continua insatisfeito. É temperamental esse sujeito, não? Será que ele está precisando de um Diasepam de tarja preta?
Bem, meus caros, só me resta agradecer-lhes pela prestimosidade e pedir desculpas pelo testamento e pelas brincadeiras, além de informar que continuo contando com vocês. E pode dar esporro também, ah!
Tá pensando que é só ajudar, ajudar, sem poder dar nem uma bronca quando o socorrido fala um monte de asneiras? Tem que ter uma válvula de escape, né não?
Pô, eu já tinha postado esta resposta e fui ao terminal, conforme o Rei sugeriu. Quando tentei uma operação radical (arrastar o slide da barra de progresso da exibição do vídeo) no Cinelerra ele sumiu e me deixou a seguinte malcriação, no terminal:
mainerror.C: show_error_local: 213
bchash.C: copy_from: 276
bchash.C: copy_from: 279
bchash.C: copy_from: 288
bchash.C: copy_from: 276
bchash.C: copy_from: 279
bchash.C: copy_from: 288
vrender.C: run: 437
vrender.C: run: 576
vrender.C: run: 576
vrender.C: run: 435
vrender.C: process_buffer: 124
vrender.C: process_buffer: 134
bchash.C: copy_from: 276
bchash.C: copy_from: 279
bchash.C: copy_from: 288
signal_entry: lock table size=16
0x9566918 CWindowTool::input_lock CWindowTool::run
0x8ef6c80 BC_Synchronous::next_command BC_Synchronous::run
0x963a510 MainIndexes::input_lock MainIndexes::run 1
0x96a9f88 ResourceThread::draw_lock ResourceThread::run
0x958a290 TransportQue::output_lock PlaybackEngine::run
0x9398940 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0x96dacd0 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0x958b8e0 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0x94bfb50 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0x963c310 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0xad10c420 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0xa7763a58 LoadClient::input_lock LoadClient::run
0xa7763e08 LoadClient::input_lock LoadClient::run
0xa7763b58 LoadClient::input_lock LoadClient::run
0xa7763c58 LoadClient::input_lock LoadClient::run
0x95b05b8 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
BC_Signals::dump_buffers: buffer table size=0
BC_Signals::delete_temps: deleting 0 temp files
SigHandler::signal_handler total files=0
Abortado (imagem do núcleo gravada)
O que é isso? Será que ele xingou a minha mãe?
Abraço,
WGuedes